Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1137614
Title: Agroecossistemas em transição agroecológica: indicação de capacitações no contexto de territórios do Semiárido cearense.
Authors: FERNANDES, F. E. P.
MAGALHAES, K. A.
SILVA, A. C.
FERNANDES, C. de S.
OLIVEIRA, L. F. M.
MARINHO, A. C. S.
TOMAZ, T. K. L.
Affiliation: FRANCISCO EDEN PAIVA FERNANDES, CNPC; KLINGER ARAGAO MAGALHAES, CNPC; ALINE COSTA SILVA, CNPC; CELLYNEUDE DE SOUZA FERNANDES; LUCAS FONSECA MENEZES OLIVEIRA, CNPC; ALEXANDRE CESAR SILVA MARINHO, CNPC; TEREZA KELLY LAUREANO TOMAZ.
Date Issued: 2021
Citation: Sobral: Embrapa Caprinos e Ovinos, 2021.
Description: O projeto Redinovagroeco tem sua importância por objetivar o aumento da sustentabilidade em processos de transição agroecológica no semiárido através de ações em rede, com atuação em dois territórios de sertões cearenses. Os impactos do projeto se referem ao aumento do número e fortalecimento de nichos de inovação para agroecossistemas em transição agroecológica a partir da estruturação de espaço rede na mitigação de práticas insustentáveis no uso de recursos naturais no semiárido; ampliação da integração social de agricultores familiares na mercantilização em circuitos curtos com manutenção e aumento do valor agregado da produção; aumento da integração social de agricultores familiares em espaços de aprendizagem, de gestão de bens comuns e aumento de reciprocidade e trocas mercantis nos fluxos econômicos e ecológicos de agroecossistemas de base familiar; ampliação da disponibilização de conhecimentos e inovações para transição de sistemas de produção insustentáveis para sistemas agroecológicos; melhorias na segurança alimentar e nutricional e de qualidade de vida das pessoas. Os resultados esperados no projeto se referem a estudos prospectivos, arranjos institucionais, capacitação e atualização tecnológica em intercâmbios em espaço rede e avaliação de impactos das ações do projeto em rede. A publicação objetiva descrever a necessidade de capacitações para redes de agroecossistemas em transição agroecológica no contexto de territórios semiáridos. Ressalta-se a aderência do trabalho a dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o ODS 1 (acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares) e o ODS 2 (alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável). A eficácia na escolha de tecnologias adequadas aos contextos dos agroecossistemas em transição agroecológica, auxilia no planejamento da indicação de capacitações com efetividade potencial para avançar na transição agroecológica no Semiárido, considerando atributos da sustentabilidade como a integração social, autonomia e a responsividade dos agroecossistemas de base familiar. As informações disponibilizadas têm potencial de uso para instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural e de Pesquisa e Inovação (incluindo a Embrapa), em seus projetos de sustentabilidade com enfoque no processo de transição agroecológica e pode ser fortalecido com parcerias potenciais para ações em rede. Assim a sociedade se beneficia com o favorecimento do acesso às inovações tecnológicas e não tecnológicas adequadas aos contextos dos agricultores familiares resgatando a reciprocidade e favorecendo participação mais autônoma dos atores com entregas de agregado valor desde a produção, passando pelo processamento e comercialização dos produtos para a sociedade.
Keywords: Semiárido
Brasil
Series/Report no.: (Embrapa Caprinos e Ovinos. Documentos, 149).
Language: Portugues
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Série Documentos (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPC-2021-Art105.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace