Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1137276
Título: Estimativa da biomassa de milho por imagens RGB de drones.
Autoria: ANDRADE JUNIOR, A. S. de
LOPES, A. da S.
BASTOS, E. A.
CARDOSO, M. J.
SOUSA, R. C. M. de
Afiliação: ADERSON SOARES DE ANDRADE JUNIOR, CPAMN; ALZENEIDE DA SILVA LOPES, Doutoranda em agronomia, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI.; EDSON ALVES BASTOS, CPAMN; MILTON JOSE CARDOSO, CPAMN; RAYSSA CAROLINNE MOUZINHO DE SOUSA, Mestranda em agronomia, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI.
Ano de publicação: 2021
Referência: Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2021.
Páginas: 44 p.
Conteúdo: A biomassa é um parâmetro agronômico estratégico utilizado para indicar o status de crescimento da cultura, por causa dos efeitos das práticas de manejo agrícola. A metodologia convencional para se obter a biomassa ocorre por métodos destrutivos, que requerem a colheita manual das plantas, pesagem e secagem em estufa, inviabilizando as medidas em grandes áreas de produção. Como alternativa, recomendam-se técnicas de sensoriamento remoto com imagens aéreas adquiridas por drones, com boa precisão, economia de tempo e mão de obra. O estudo teve como objetivo a proposição e validação de modelos de estimativa da biomassa seca de plantas de milho, usando-se a altura das plantas extraída de modelos digitais de superfície (CSM) gerados de imagens aéreas de câmera RGB embarcada em veículo aéreo não tripulado. Utilizou-se um ensaio de avaliação de quatro regimes hídricos, com base na evapotranspiração da cultura (ETc) (0,60; 0,80; 1,00; e 1,20 ETc) e três cultivares de milho (BRS-3046, BRS-2022 e Status Vip-3 Syngenta). As imagens RGB foram efetuadas na fase de pendoamento do milho (59 dias após semeadura). A altura das plantas extraída dos CSMs obtidos das imagens RGB foi utilizada para a estimativa da biomassa seca das plantas das cultivares nos regimes hídricos avaliados. Modelos de regressão exponencial foram propostos e validados com base em medidas de altura e de biomassa efetuadas em campo. Utilizou-se como indicadores da qualidade dos modelos propostos o coeficiente de determinação (R2), o erro-padrão de estimativa (SEE), a raiz quadrada do erro quadrado médio (RMSE) e a raiz quadrada do erro quadrado médio normalizado (nRMSE). A altura das plantas extraída dos CSMs teve correlação elevada com as medidas efetuadas em campo (R2 = 0,8897 p<0,001; SEE = 0,099 m; RMSE = 0,118 m; e nRMSE = 6,7%). Para todo o conjunto de dados, os modelos de regressão para estimativa da biomassa, com base na altura das plantas extraída dos CSMs, apresentaram ajuste adequado com as medidas de biomassa em campo (R2 = 0,8434 p<0,001; SEE = 0,1466 kg m-2; RMSE = 0,153 kg m-2; e nRMSE = 15,3%). Os modelos de regressão propostos são capazes de diferenciar a produção de biomassa seca das plantas de milho em resposta aos regimes hídricos e cultivares avaliados.
Thesagro: Sensoriamento Remoto
Agricultura de Precisão
Zea Mays
NAL Thesaurus: Precision agriculture
Plant architecture
Palavras-chave: Estrutura de planta
UAV
CSM
Série: (Embrapa Meio-Norte. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 140).
ISSN: 1413-1455
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstimativaBiomassaMilhoImagensRGBDronesBoletim140.2021.pdf2,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace