Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1136851
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMIELE, A. (in memorian)
dc.contributor.authorSANTOS, H. P. dos
dc.contributor.authorGARRIDO, L. da R.
dc.contributor.authorLAZZAROTTO, J. J.
dc.contributor.authorTAFFAREL, J. C.
dc.contributor.authorGIRARDI, C. L.
dc.date.accessioned2021-11-30T19:01:21Z-
dc.date.available2021-11-30T19:01:21Z-
dc.date.created2021-11-30
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationBento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, dez. 2021.
dc.identifier.issn1981-1004
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1136851-
dc.descriptionA colheita mecanizada de uva tem sido empregada para agilizar o processo e reduzir custos de mão de obra, principalmente em vinhedos com espaldeira devido à disponibilidade de equipamentos. Nesse trabalho avaliou-se um protótipo para colheita de videiras conduzidas em latada (ou pérgola). Utilizou-se vinhedos das cultivares BRS Magna e Isabel Precoce, seguindo o delineamento de blocos casualizados, com três repetições e dois tratamentos (colheita manual e mecânica). Em ambas as cultivares e na faixa de alcance da máquina, a eficiência da colheita mecânica (89 a 95%) foi similar à colheita manual (97%). Contudo, os cachos na linha de cultivo escaparam da máquina e só foram colhidos com repasse manual. A máquina também proporcionou queda de folhas e lesões leves nos ramos, necessitando de um controle fúngico, logo após a colheita, para garantir a longevidade das plantas. No processamento da uva, ambas as formas de colheita atingiram a mesma qualidade de suco. A colheita mecanizada própria foi viável em vinhedos maiores que 14,1 hectares, reduzindo 6,6% o custo total da colheita pela diminuição de mão de obra. Portanto, a colheita mecanizada em latada pode ser uma ferramenta importante para regiões com foco em uvas para processamento. Entretanto, para atingir o máximo de eficiência técnica e econômica, deve-se ajustar previamente o dossel das videiras para facilitar o alcance dos cachos pela máquina, analisar a cultivar, prevendo a capacidade de degrane e rompimento das bagas, e a logística de transporte para vinícola deve ser otimizada, reduzindo o tempo entre a colheita e o processamento. Termos para indexação: sistema de condução, manejo, mecanização, produção, Vitis.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Uva e Viho. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 22).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSistema de condução
dc.titleColheita mecanizada de videiras conduzidas em latada: avaliação agronômica, econômica e qualidade do suco.
dc.typeLivros
dc.subject.thesagroManejo
dc.subject.thesagroMecanização
dc.subject.thesagroProdução
dc.subject.thesagroVitis Vinifera
dc.format.extent250 p.
riaa.ainfo.id1136851
riaa.ainfo.lastupdate2021-11-30
dc.contributor.institutionALBERTO MIELE, CNPUV; HENRIQUE PESSOA DOS SANTOS, CNPUV; LUCAS DA RESSURREICAO GARRIDO, CNPUV; JOELSIO JOSE LAZZAROTTO, CNPUV; JOAO CARLOS TAFFAREL, CNPUV; CESAR LUIS GIRARDI, CNPUV.
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BolPesqDes-22online-21.pdf2.77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace