Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1135516
Title: Avaliação sensorial em frutos de acessos de pupunheira do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Amazônia Oriental.
Authors: BRANDÃO, C. P.
OLIVEIRA, M. do S. P. de
MATTIETTO, R. de A.
Affiliation: CAMILA PINTO BRANDÃO, UFRA; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU; RAFAELLA DE ANDRADE MATTIETTO, CPATU.
Date Issued: 2021
Citation: Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2021.
Pages: 18 p.
Description: No Banco de Germoplasma de Pupunha (Bactris gasipaes Khunt.) da Embrapa Amazônia Oriental os acessos encontram-se em plena frutificação e necessitam ser avaliados quanto à sua qualidade para serem indicados como frutos de mesa. A análise sensorial é importante ferramenta na obtenção de informações que afetam diretamente a aceitação mercadológica. Assim, avaliaram-se frutos de acessos de pupunheira quanto à aceitação sensorial com vistas a indicar os mais promissores para o mercado de frutos de mesa. Foram colhidos cachos maduros de dez acessos, cujos frutos seguiram protocolos idênticos de preparo e cozimento das amostras a serem oferecidas na análise. O teste sensorial foi conduzido com 41 julgadores não treinados, de ambos os sexos, com idades entre 19 anos e 67 anos, que avaliaram por escala hedônica estruturada de nove pontos os atributos cor, aroma, sabor, textura e impressão global. A intenção de compra dos frutos foi avaliada utilizando-se a escala estruturada de cinco pontos. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Scott & Knott (a = 0,05). Foram calculados os coeficientes de correlação de Pearson entre os atributos cor, aroma, sabor e textura e a impressão global. O sabor foi o atributo sensorial que apresentou maior influência na aceitação global dos frutos. Os acessos 3, 5, 7 e 10 não diferiram quanto às notas médias de aceitação para os atributos avaliados e foram os mais aceitos, com médias entre as categorias ?gostei moderadamente? e ?gostei muito? para todos os atributos. Os frutos dos acessos 3, 7 e 10 possuem maior aceitação e intenção de compra, sendo considerados como acessos possivelmente promissores desse Banco Ativo de Germoplasma ao mercado de frutos de mesa.
Thesagro: Pupunha
Bactris Gasipaes
Banco de Germoplasma
Análise de Alimento
Keywords: Pupunheira
Análise sensorial
Índices de aceitação
Atributos de qualidade
Intenção de compra
Series/Report no.: (Embrapa Amazônia Oriental. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 152).
Language: Portugues
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC-44-20-BPD-Ainfo.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace