Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1135516
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBRANDÃO, C. P.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, M. do S. P. de
dc.contributor.authorMATTIETTO, R. de A.
dc.date.accessioned2021-10-25T14:03:10Z-
dc.date.available2021-10-25T14:03:10Z-
dc.date.created2021-10-25
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationBelém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2021.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1135516-
dc.descriptionNo Banco de Germoplasma de Pupunha (Bactris gasipaes Khunt.) da Embrapa Amazônia Oriental os acessos encontram-se em plena frutificação e necessitam ser avaliados quanto à sua qualidade para serem indicados como frutos de mesa. A análise sensorial é importante ferramenta na obtenção de informações que afetam diretamente a aceitação mercadológica. Assim, avaliaram-se frutos de acessos de pupunheira quanto à aceitação sensorial com vistas a indicar os mais promissores para o mercado de frutos de mesa. Foram colhidos cachos maduros de dez acessos, cujos frutos seguiram protocolos idênticos de preparo e cozimento das amostras a serem oferecidas na análise. O teste sensorial foi conduzido com 41 julgadores não treinados, de ambos os sexos, com idades entre 19 anos e 67 anos, que avaliaram por escala hedônica estruturada de nove pontos os atributos cor, aroma, sabor, textura e impressão global. A intenção de compra dos frutos foi avaliada utilizando-se a escala estruturada de cinco pontos. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Scott & Knott (a = 0,05). Foram calculados os coeficientes de correlação de Pearson entre os atributos cor, aroma, sabor e textura e a impressão global. O sabor foi o atributo sensorial que apresentou maior influência na aceitação global dos frutos. Os acessos 3, 5, 7 e 10 não diferiram quanto às notas médias de aceitação para os atributos avaliados e foram os mais aceitos, com médias entre as categorias ?gostei moderadamente? e ?gostei muito? para todos os atributos. Os frutos dos acessos 3, 7 e 10 possuem maior aceitação e intenção de compra, sendo considerados como acessos possivelmente promissores desse Banco Ativo de Germoplasma ao mercado de frutos de mesa.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Amazônia Oriental. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 152).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPupunheira
dc.subjectAnálise sensorial
dc.subjectÍndices de aceitação
dc.subjectAtributos de qualidade
dc.subjectIntenção de compra
dc.titleAvaliação sensorial em frutos de acessos de pupunheira do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Amazônia Oriental.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroPupunha
dc.subject.thesagroBactris Gasipaes
dc.subject.thesagroBanco de Germoplasma
dc.subject.thesagroAnálise de Alimento
dc.format.extent218 p.
riaa.ainfo.id1135516
riaa.ainfo.lastupdate2021-10-25
dc.contributor.institutionCAMILA PINTO BRANDÃO, UFRA; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU; RAFAELLA DE ANDRADE MATTIETTO, CPATU.
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TC-44-20-BPD-Ainfo.pdf1.29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace