Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1134000
Title: Algoritmo (MAHM) para alerta georreferenciado de doença em redes de sensoriamento IoT de microclima: calibração e teste de um método para míldio, em dois vinhedos.
Authors: CAVALCANTI, F. R.
Affiliation: FABIO ROSSI CAVALCANTI, CNPUV.
Date Issued: 2021
Citation: Bento Gonçalves, RS: Embrapa Uva e Vinho, agosto 2021.
Pages: 25 p.
Description: O trabalho apresenta um método para alerta de míldio da videira para vinhedos Vitis labrusca: o módulo de alerta de doença por heat map ? Embrapa/MAHM que é um algoritmo que usa equações de favorabilidade de doença sobre uma determinada área de produção vegetal subdividida em quadrantes. As estimativas são entregues ao usuário em forma de alerta por quadrante interno à área de plantio, com diferentes cores que indicam diferentes níveis de risco de doença e/ou recomendação de pulverização. O MAHM usa informações de umidade relativa (%UR) e temperatura do ar fornecidas por três ou mais sensores de IoT simples, instalados em triangulação nas extremidades da área de plantio, em pequenas propriedades (1 a 5 ha). Os quadrantes (unidades de monitoramento) podem ser georreferenciados. O algoritmo pode fundamentar plataformas de IoT de baixo custo, com infraestrutura de comunicação (LoRaWAN, Sigfox, etc) e localização (GPS).
Thesagro: Agricultura de Precisão
Uva
Míldio
Vitis Labrusca
Doença de Planta
Keywords: Internet das coisas
Tecnologia de aplicação
Sistema de alerta
Agricultura 5 ponto 0
Sistema de posicionamento global
MAHM
IoT
Series/Report no.: (Embrapa Uva e Vinho. Circular Técnica, 124)
ISSN: 1808-6810
Language: Portugues
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Circular Técnica (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CircTec-163-o.pdf2,14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace