Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1131773
Title: Ferramentas genéticas e genômicas na avaliação da eficiência alimentar de bovinos de corte.
Authors: MAGNABOSCO, C. de U.
REY, F. S. B.
LOPES, F. B.
SOARES, B. B.
PEREIRA, L. S.
CARVALHO, R. A.
COSTA, M. F. O. e
EIFERT, E. da C.
BRUNES, L. C.
Affiliation: CLAUDIO DE ULHOA MAGNABOSCO, CPAC; FERNANDO SEBASTIAN BALDI REY; FERNANDO BRITO LOPES; BYANKA BUENO SOARES; LETICIA SILVA PEREIRA; RAFAEL ASSUNÇÃO CARVALHO; MARCOS FERNANDO OLIVEIRA E COSTA, CNPAF; EDUARDO DA COSTA EIFERT, CPAC; LUDMILLA COSTA BRUNES.
Date Issued: 2020
Citation: Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2020.
Pages: 60 p.
Description: A eficiência alimentar tem grande influência sobre a produtividade, a rentabilidade e a sustentabilidade dos sistemas de produção de bovinos de corte e, por este motivo, esta característica vem sendo incluída em programas de melhoramento genético. Para tal, a eficiência alimentar bruta e a conversão alimentar vêm sendo, comumente, utilizadas como critério de seleção. Porém, estas apresentam como desvantagem a correlação genética com outras características de importância econômica que levam, a longo prazo, ao aumento do peso adulto e das exigências de mantença do animal, além da menor possibilidade de obtenção de ganho genético do que outras características relacionadas à eficiência alimentar. Para superar essas limitações, a utilização de características como o consumo alimentar residual, o ganho em peso residual e o consumo e ganho em peso residual têm sido propostos. As informações de parâmetros genéticos para características relacionadas à eficiência alimentar e sua relação com outras características de importância econômica possibilitam sua ampla inclusão nos programas de melhoramento genético e a identificação de animais mais eficientes. Métodos de predição genômica aliados ao melhoramento clássico trazem inúmeras vantagens para a avaliação de características de difícil mensuração e com poucos fenótipos, incrementando a acurácia e os ganhos genéticos e produtivos para a pecuária. As análises de associação genômica e de enriquecimento funcional, por sua vez, auxiliam na identificação de regiões genômicas, genes e vias metabólicas associados aos mecanismos biológicos que regulam características complexas. Este documento discute os critérios de seleção e parâmetros genéticos encontrados na literatura para eficiência alimentar e sua importância para os sistemas de produção de bovinos de corte. Também serão apresentadas as ferramentas genômicas aplicadas na avaliação da eficiência alimentar, como estudos de associação e seleção genômica, como os métodos de predição genômica, os genes e as regiões genômicas associados à expressão fenotípica. Além disso, serão abordadas as vias metabólicas e funcionais associadas à regulação biológica da eficiência alimentar em bovinos de corte.
Thesagro: Gado de Corte
Genética Animal
Eficiência Nutricional
Series/Report no.: (Embrapa Cerrados. Documentos, 361).
Type of Material: Livros
Access: openAccess
Appears in Collections:Série Documentos (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Doc-361-Magnabosco-web.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace