Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1131773
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMAGNABOSCO, C. de U.
dc.contributor.authorREY, F. S. B.
dc.contributor.authorLOPES, F. B.
dc.contributor.authorSOARES, B. B.
dc.contributor.authorPEREIRA, L. S.
dc.contributor.authorCARVALHO, R. A.
dc.contributor.authorCOSTA, M. F. O. e
dc.contributor.authorEIFERT, E. da C.
dc.contributor.authorBRUNES, L. C.
dc.date.accessioned2021-05-12T12:32:46Z-
dc.date.available2021-05-12T12:32:46Z-
dc.date.created2021-05-12
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationPlanaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2020.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1131773-
dc.descriptionA eficiência alimentar tem grande influência sobre a produtividade, a rentabilidade e a sustentabilidade dos sistemas de produção de bovinos de corte e, por este motivo, esta característica vem sendo incluída em programas de melhoramento genético. Para tal, a eficiência alimentar bruta e a conversão alimentar vêm sendo, comumente, utilizadas como critério de seleção. Porém, estas apresentam como desvantagem a correlação genética com outras características de importância econômica que levam, a longo prazo, ao aumento do peso adulto e das exigências de mantença do animal, além da menor possibilidade de obtenção de ganho genético do que outras características relacionadas à eficiência alimentar. Para superar essas limitações, a utilização de características como o consumo alimentar residual, o ganho em peso residual e o consumo e ganho em peso residual têm sido propostos. As informações de parâmetros genéticos para características relacionadas à eficiência alimentar e sua relação com outras características de importância econômica possibilitam sua ampla inclusão nos programas de melhoramento genético e a identificação de animais mais eficientes. Métodos de predição genômica aliados ao melhoramento clássico trazem inúmeras vantagens para a avaliação de características de difícil mensuração e com poucos fenótipos, incrementando a acurácia e os ganhos genéticos e produtivos para a pecuária. As análises de associação genômica e de enriquecimento funcional, por sua vez, auxiliam na identificação de regiões genômicas, genes e vias metabólicas associados aos mecanismos biológicos que regulam características complexas. Este documento discute os critérios de seleção e parâmetros genéticos encontrados na literatura para eficiência alimentar e sua importância para os sistemas de produção de bovinos de corte. Também serão apresentadas as ferramentas genômicas aplicadas na avaliação da eficiência alimentar, como estudos de associação e seleção genômica, como os métodos de predição genômica, os genes e as regiões genômicas associados à expressão fenotípica. Além disso, serão abordadas as vias metabólicas e funcionais associadas à regulação biológica da eficiência alimentar em bovinos de corte.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Cerrados. Documentos, 361).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleFerramentas genéticas e genômicas na avaliação da eficiência alimentar de bovinos de corte.
dc.typeLivros
dc.subject.thesagroGado de Corte
dc.subject.thesagroGenética Animal
dc.subject.thesagroEficiência Nutricional
dc.format.extent260 p.
riaa.ainfo.id1131773
riaa.ainfo.lastupdate2021-05-12
dc.contributor.institutionCLAUDIO DE ULHOA MAGNABOSCO, CPAC; FERNANDO SEBASTIAN BALDI REY; FERNANDO BRITO LOPES; BYANKA BUENO SOARES; LETICIA SILVA PEREIRA; RAFAEL ASSUNÇÃO CARVALHO; MARCOS FERNANDO OLIVEIRA E COSTA, CNPAF; EDUARDO DA COSTA EIFERT, CPAC; LUDMILLA COSTA BRUNES.
Aparece nas coleções:Série Documentos (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Doc-361-Magnabosco-web.pdf1.24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace