Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1131493
Title: Avaliação de complexo homeopático e da zeólita clinoptilolita para a prevenção de diarréia em bezerros leiteiros do nascimento ao desmame.
Authors: ALVES, T. C.
CHAPAVAL, L.
RODRIGUES, R.
PEREIRA, V. S. do A.
NOGUEIRA, A. R. de A.
BARIONI JUNIOR, W.
CHAGAS, A. C. de S.
Affiliation: TERESA CRISTINA ALVES, CPPSE; LEA CHAPAVAL ANDRI, CPPSE; RINALDO RODRIGUES, Maccann Eng. e Gestão, Pirassununga, SP.; VERONICA SCHINAIDER DO A PEREIRA, CPPSE; ANA RITA DE ARAUJO NOGUEIRA, CPPSE; WALDOMIRO BARIONI JUNIOR, CPPSE; ANA CAROLINA DE SOUZA CHAGAS, CPPSE.
Date Issued: 2021
Citation: São Carlos, SP: Embrapa Pecuária Sudeste, 2021.
Pages: 24 p.
Description: Avaliou-se a eficácia de um complexo homeopático e uma zeólita clinoptilolita na prevenção de diarreia em bezerros leiteiros. Trinta e sete bezerros foram distribuídos em três grupos: Controle negativo, Zeólita e Homeopatia. A composição da zeólita foi verificada por espectrometria de emissão óptica (ICP OES). Todos receberam tratamento alopático em caso de ocorrência de diarreia. As fezes foram avaliadas diariamente para observar a cor, o odor e a consistência. Os animais foram pesados e avaliados quanto à hidratação (teste de turgor cutâneo) semanalmente. O sangue foi coletado a cada duas semanas para aferição do volume globular e da proteína sérica total. Além disso, os custos dos tratamentos foram quantificados. Ao final do experimento seis animais de cada grupo foram eutanasiados para análise morfo-histológica por microscopia eletrônica de varredura de porções do intestino delgado. Considerando todos os animais e todos os episódios de diarreia, a duração média da diarreia foi de 2,42 dias, a idade média de ocorrência foi de 27,75 dias, o número médio de episódios por animal foi de 2,53 e o número médio de tratamentos com antibióticos por animal foi de 1,01, sem diferença entre os tratamentos. Durante os episódios de diarreia, não houve diferenças entre os grupos em relação à cor (86,60% verde), odor (79,40% anormal) e consistência (86,27% líquido) das fezes. O grupo de animais tratados com o complexo homeopático foi o único em que alguns animais não apresentaram episódio de diarreia durante o experimento (23,1%, p ≤ 0,05). Embora o tratamento zeólita tenha preservado as vilosidades intestinais, não houve impacto na prevenção da diarreia. O complexo homeopático não teve impacto na duração da diarreia ou no ganho de peso dos bezerros. Embora sua adoção não altere os custos do sistema de produção, o produtor precisa levar em consideração se o manejo (preparação e administração diária) compensa o baixo efeito preventivo apresentado.
Thesagro: Lactação
Medicamento Homeopático
Diarréia
Keywords: Bezerro em aleitamento
Complexo homeopático
Zeólita
Series/Report no.: (Embrapa Pecuária Sudeste. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 49).
ISSN: 1980-6841
Language: Portugues
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BOLETIM-49.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace