Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1131493
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorALVES, T. C.
dc.contributor.authorCHAPAVAL, L.
dc.contributor.authorRODRIGUES, R.
dc.contributor.authorPEREIRA, V. S. do A.
dc.contributor.authorNOGUEIRA, A. R. de A.
dc.contributor.authorBARIONI JUNIOR, W.
dc.contributor.authorCHAGAS, A. C. de S.
dc.date.accessioned2023-09-02T14:40:04Z-
dc.date.available2023-09-02T14:40:04Z-
dc.date.created2021-04-23
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationSão Carlos, SP: Embrapa Pecuária Sudeste, 2021.
dc.identifier.issn1981-2078
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1131493-
dc.descriptionAvaliou-se a eficácia de um complexo homeopático e uma zeólita clinoptilolita na prevenção de diarreia em bezerros leiteiros. Trinta e sete bezerros foram distribuídos em três grupos: Controle negativo, Zeólita e Homeopatia. A composição da zeólita foi verificada por espectrometria de emissão óptica (ICP OES). Todos receberam tratamento alopático em caso de ocorrência de diarreia. As fezes foram avaliadas diariamente para observar a cor, o odor e a consistência. Os animais foram pesados e avaliados quanto à hidratação (teste de turgor cutâneo) semanalmente. O sangue foi coletado a cada duas semanas para aferição do volume globular e da proteína sérica total. Além disso, os custos dos tratamentos foram quantificados. Ao final do experimento seis animais de cada grupo foram eutanasiados para análise morfo-histológica por microscopia eletrônica de varredura de porções do intestino delgado. Considerando todos os animais e todos os episódios de diarreia, a duração média da diarreia foi de 2,42 dias, a idade média de ocorrência foi de 27,75 dias, o número médio de episódios por animal foi de 2,53 e o número médio de tratamentos com antibióticos por animal foi de 1,01, sem diferença entre os tratamentos. Durante os episódios de diarreia, não houve diferenças entre os grupos em relação à cor (86,60% verde), odor (79,40% anormal) e consistência (86,27% líquido) das fezes. O grupo de animais tratados com o complexo homeopático foi o único em que alguns animais não apresentaram episódio de diarreia durante o experimento (23,1%, p ≤ 0,05). Embora o tratamento zeólita tenha preservado as vilosidades intestinais, não houve impacto na prevenção da diarreia. O complexo homeopático não teve impacto na duração da diarreia ou no ganho de peso dos bezerros. Embora sua adoção não altere os custos do sistema de produção, o produtor precisa levar em consideração se o manejo (preparação e administração diária) compensa o baixo efeito preventivo apresentado.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Pecuária Sudeste. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 49).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBezerro em aleitamento
dc.subjectComplexo homeopático
dc.subjectZeólita
dc.titleAvaliação de complexo homeopático e da zeólita clinoptilolita para a prevenção de diarréia em bezerros leiteiros do nascimento ao desmame.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroLactação
dc.subject.thesagroMedicamento Homeopático
dc.subject.thesagroDiarréia
dc.format.extent224 p.
riaa.ainfo.id1131493
riaa.ainfo.lastupdate2023-09-01
dc.contributor.institutionTERESA CRISTINA ALVES, CPPSE; LEA CHAPAVAL ANDRI, CPPSE; RINALDO RODRIGUES, Maccann Eng. e Gestão, Pirassununga, SP.; VERONICA SCHINAIDER DO A PEREIRA, CPPSE; ANA RITA DE ARAUJO NOGUEIRA, CPPSE; WALDOMIRO BARIONI JUNIOR, CPPSE; ANA CAROLINA DE SOUZA CHAGAS, CPPSE.
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPPSE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
BOLETIM-49.pdf1.55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace