Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1128176
Título: Avaliação nutricional da polpa de frutos provenientes de clones de muricizeiro.
Autoria: CARVALHO, A. V.
PARACAMPO, N. E. N. P.
MATTIETTO, R. de A.
NASCIMENTO, W. M. O. do
GOMES JUNIOR, R. A.
RESENDE, M. D. V. de
Afiliação: ANA VANIA CARVALHO, CPATU; NADIA ELIGIA NUNES PINTO PARACAMPO, CPATU; RAFAELLA DE ANDRADE MATTIETTO, CPATU; WALNICE MARIA O DO NASCIMENTO, CPATU; RUI ALBERTO GOMES JUNIOR, CPATU; MARCOS DEON VILELA DE RESENDE, CNPCa.
Ano de publicação: 2020
Referência: Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2020.
Páginas: 24 p.
Conteúdo: Os frutos de murici, Byrsonima crassifolia (L.) H.B.K., são apreciados pelas populações locais da região amazônica e apresentam boas características nutricionais. Contudo, são carentes as informações sobre conservações de recursos genéticos e melhoramento genético para essa espécie. Este trabalho teve como objetivo avaliar a composição nutricional da polpa de frutos de dez clones de muricizeiro do programa de melhoramento genético da Embrapa Amazônia Oriental, visando incluir aspectos nutricionais para a seleção de genótipos superiores. Os materiais genéticos foram caracterizados quanto ao pH, cinzas, proteínas, lipídeos, fibras, carboidratos totais, vitamina C, carotenoides totais e compostos fenólicos totais. De acordo com a análise realizada via REML/BLUP, verifica-se que, dentre os genótipos avaliados, a seleção de Maracanã-1 e Maracanã-2 promove, respectivamente, os maiores ganhos percentuais para os macronutrientes: lipídeos (23% e 40%), proteínas (19% e 20%), fibras (27% e 17%) e carboidratos (22% e 23%). Para o teor de carotenoides totais, os maiores ganhos percentuais se dão com a seleção dos clones Maracanã-2 (39%), Igarapé-Açu (37%) e Cristo (36%). Já se o interesse for na seleção de materiais com maior teor de vitamina C, o clone selecionado deverá ser o Tocantins-2, que apresentou 32% de superioridade para essa vitamina. Para a variável polifenóis totais, os clones superiores foram Tocantins-2 (44% de ganho) e Igarapé-Açu (37% de ganho). Concluindo, de maneira geral, os clones Maracanã-1 e Maracanã-2 são considerados de qualidade superior em relação ao valor nutricional, tanto em relação aos macronutrientes quanto ao teor de carotenoides totais. Portanto, são considerados os mais promissores para serem introduzidos como genótipos de interesse em programas de melhoramento genético.
Thesagro: Murici
Melhoramento Genético Vegetal
NAL Thesaurus: Byrsonima crassifolia
Palavras-chave: Características nutricionais
Caracterização química
Série: (Embrapa Amazônia Oriental. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 144).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD144.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace