Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1128176
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2020
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: CARVALHO, A. V.
PARACAMPO, N. E. N. P.
MATTIETTO, R. de A.
NASCIMENTO, W. M. O. do
GOMES JUNIOR, R. A.
RESENDE, M. D. V. de
Additional Information: ANA VANIA CARVALHO, CPATU; NADIA ELIGIA NUNES PINTO PARACAMPO, CPATU; RAFAELLA DE ANDRADE MATTIETTO, CPATU; WALNICE MARIA O DO NASCIMENTO, CPATU; RUI ALBERTO GOMES JUNIOR, CPATU; MARCOS DEON VILELA DE RESENDE, CNPCa.
Title: Avaliação nutricional da polpa de frutos provenientes de clones de muricizeiro.
Publisher: Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2020.
Pages: 24 p.
Series/Report no.: (Embrapa Amazônia Oriental. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 144).
Language: Portugues
Keywords: Características nutricionais
Caracterização química
Description: Os frutos de murici, Byrsonima crassifolia (L.) H.B.K., são apreciados pelas populações locais da região amazônica e apresentam boas características nutricionais. Contudo, são carentes as informações sobre conservações de recursos genéticos e melhoramento genético para essa espécie. Este trabalho teve como objetivo avaliar a composição nutricional da polpa de frutos de dez clones de muricizeiro do programa de melhoramento genético da Embrapa Amazônia Oriental, visando incluir aspectos nutricionais para a seleção de genótipos superiores. Os materiais genéticos foram caracterizados quanto ao pH, cinzas, proteínas, lipídeos, fibras, carboidratos totais, vitamina C, carotenoides totais e compostos fenólicos totais. De acordo com a análise realizada via REML/BLUP, verifica-se que, dentre os genótipos avaliados, a seleção de Maracanã-1 e Maracanã-2 promove, respectivamente, os maiores ganhos percentuais para os macronutrientes: lipídeos (23% e 40%), proteínas (19% e 20%), fibras (27% e 17%) e carboidratos (22% e 23%). Para o teor de carotenoides totais, os maiores ganhos percentuais se dão com a seleção dos clones Maracanã-2 (39%), Igarapé-Açu (37%) e Cristo (36%). Já se o interesse for na seleção de materiais com maior teor de vitamina C, o clone selecionado deverá ser o Tocantins-2, que apresentou 32% de superioridade para essa vitamina. Para a variável polifenóis totais, os clones superiores foram Tocantins-2 (44% de ganho) e Igarapé-Açu (37% de ganho). Concluindo, de maneira geral, os clones Maracanã-1 e Maracanã-2 são considerados de qualidade superior em relação ao valor nutricional, tanto em relação aos macronutrientes quanto ao teor de carotenoides totais. Portanto, são considerados os mais promissores para serem introduzidos como genótipos de interesse em programas de melhoramento genético.
Thesagro: Murici
Melhoramento Genético Vegetal
NAL Thesaurus: Byrsonima crassifolia
Data Created: 2020-12-15
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD144.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace