Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1128174
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2020
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: PEREIRA, G. E.
TONIETTO, J.
ZANUS, M. C.
SANTOS, H. P. dos
PROTAS, J. F. da S.
MELLO, L. M. R. de
Additional Information: GIULIANO ELIAS PEREIRA, CNPUV; JORGE TONIETTO, CNPUV; MAURO CELSO ZANUS, CNPUV; HENRIQUE PESSOA DOS SANTOS, CNPUV; JOSE FERNANDO DA SILVA PROTAS, CNPUV; LOIVA MARIA RIBEIRO DE MELLO, CNPUV.
Title: Vinhos no Brasil: contrastes na geografia e no manejo das videiras nas três viticulturas do país.
Publisher: Bento Gonçalves, RS: Embrapa Uva e Vinho, dez. 2020.
Series/Report no.: (Embrapa Uva e Vinho. Documentos, 121)
Language: Portugues
Keywords: Videira
Brasil
Atividade Socio-econômica
Indicação Geográfica
Tipicidade
Vinhos tropicais
Vinhos de inverno
Vitivinicultura
Vinhos do Brasil
Dupla poda
Description: O Brasil é o único país do mundo onde há três tipos de viticultura, para produção de uvas, sucos e vinhos. Os dois principais fatores que asseguram essa possibilidade e diferenciam três macrorregiões produtoras são as condições climáticas e o manejo das videiras. Na primeira região, onde se pratica a denominada viticultura tradicional, é realizada em climas temperado e subtropical há mais de um século, nos estados do Sul e Sudeste, onde são produzidos vinhos e sucos nesta viticultura tradicional. A videira é podada e as uvas são colhidas uma vez por ano, assim como ocorre nos outros países produtores do mundo, em ambos os Hemisférios Norte e Sul. A segunda viticultura está localizada no Vale do São Francisco, em clima tropical semiárido, onde são produzidos os “vinhos e sucos tropicais”. Nestas condições, a videira é podada e as uvas colhidas duas vezes por ano, e podem ocorrer podas e colheitas em praticamente todos os dias e semanas do ano. A terceira viticultura iniciou em 2004, no Sudeste, tendo posteriormente se expandido para o Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, em altitudes entre 600-1.200 m, onde estão sendo produzidos os "vinhos de inverno”. Nestas condições, as videiras são podadas duas vezes ao ano, sendo uma poda de formação e outra de produção, com uma colheita no inverno, entre os meses de junho e agosto.
Thesagro: Vinho
Viticultura
Clima
Clima Temperado
Clima Tropical
Climatologia
Vitis Vinifera
Uva
Data Created: 2020-12-15
ISSN: 1808-4648
Appears in Collections:Série Documentos (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Doc121-21.pdf2,07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace