Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1126609
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Livro técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2020
Type of Material: Livro técnico (INFOTECA-E)
Authors: KARAM, D.
BORGHI, E.
MAGALHAES, P. C.
PAES, M. C. D.
PEREIRA FILHO, I. A.
MANTOVANI, E. C.
SOUZA, T. C. de
ADEGAS, F. S.
Additional Information: DECIO KARAM, CNPMS; EMERSON BORGHI, CNPMS; PAULO CESAR MAGALHAES, CNPMS; MARIA CRISTINA DIAS PAES, CNPMS; ISRAEL ALEXANDRE PEREIRA FILHO, CNPMS; EVANDRO CHARTUNI MANTOVANI, CNPMS; Thiago Corrêa de Souza; Fernando Storniolo Adegas.
Title: Antecipe: cultivo intercalar antecipado.
Publisher: Brasília, DF: Embrapa, 2020.
Pages: 120 p.
Language: Portugues
Description: O Sistema Antecipe, de cultivo antecipado, foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e parceiros para atender uma das principais premissas para o aumento de produtividade do sistema soja-milho safrinha no Brasil. Trata-se de um sistema de semeadura intercalar do milho nas entrelinhas da soja, antes da colheita da cultura oleaginosa. Esse sistema, desenvolvido ao longo de 13 anos de pesquisa em várias regiões do País, permite o estabelecimento precoce da cultura do milho, em até 20 dias, com redução de riscos de frustração por perda de produtividade de safrinha, em função das condições climáticas adversas no final do período de verão e início de outono. Essa antecipação permite maiores produtividades de milho em épocas de semeadura mais tardias. Além disso, permite a semeadura do milho intercalar na soja, mesmo quando o produtor utiliza cultivares da oleaginosa de ciclo mais longo, com ganhos consideráveis no sistema de sucessão e, ainda, a expansão do cultivo do milho para regiões antes limitadas pelo Zoneamento de Risco Climático (Zarc), com maior estabilidade na safrinha, em função da redução dos riscos de frustração perante condições climáticas adversas no final do período de verão e início de outono. Neste livro, de base técnico-científica, negocial e mercadológica, divulgado como suporte ao lançamento do Sistema Antecipe, estão demonstrados os principais conceitos que envolvem o Antecipe, sistema de cultivo intensificado que permite a abertura de janelas de plantio e de manejo para a segunda safra agrícola. É um método que integra conhecimento intangível e tangível, patente de maquinaria, aplicativo em suporte à tomada de decisão, com forte apelo às parcerias público-privadas e à inovação, que envolvem ativos tecnológicos e de relacionamento, com grandes potenciais de impactos para a agricultura brasileira.
Thesagro: Zea Mays
Semeadura
Produtividade
Cultivo Intercalado
Tecnologia
Data Created: 2020-11-16
Appears in Collections:Livro técnico (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antecipe-cultivo-intercalar-antecipado.pdf80,97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace