Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1123559
Título: Adoção de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) em São Paulo.
Autoria: VINHOLIS, M. de M. B.
SOUZA FILHO, H. M. de S.
CARRE, M. J.
BARIONI JUNIOR, W.
BERNARDO, R.
CASACA, A. A.
ROJAS, D. C.
TOKUDA, F. S.
PELINSON, G. J. B.
SANTOS JUNIOR, A. dos
GONÇALES JÚNIOR, I. D.
ANDRAUS, J. T. K.
JUSTO, J. S.
MARTINES, L.
GUERREIRO, M. F.
FADEL, S. A. de O.
BORGES, W. L. B.
Afiliação: MARCELA DE MELLO BRANDAO VINHOLIS, CPPSE; Hildo Meirelles de Souza Filho, UFSCAR; Marcelo José Carre, UFSCAR; WALDOMIRO BARIONI JUNIOR, CPPSE; Roberto Bernardo, UFSCAR; Alexandre Aparecido Casaca, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, CA de João Ramalho, SP.; Diogo Cardoso Rojas, Coopermota Cooperativa Agroindustrial, Presidente Prudente, SP.; Flávio Sueo Tokuda, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, CA de Riolândia, SP.; Gilberto José Batista Pelinson, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, EDR de Jales, SP.; Antonio dos Santos Junior, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, CA de Ibirá, SP.; Idoraldo Dassi Gonçales Júnior, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, CA de Tupã, SP.; João Taane Kauche Andraus, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, CA de Araçatuba, SP.; Jorge Soares Justo, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, CA de Rancharia, SP.; Luciano Martines, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, EDR de Jales, SP.; Maria Fernanda Guerreiro, Sítio Nelson Guerreiro, Brotas, SP.; Silter Aparecido de Oliveira Fadel, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, CA de Campos Novos Paulista, SP.; Wander Luis Barbosa Borges, Instituto Agronômico (IAC), Votuporanga, SP.
Ano de publicação: 2020
Referência: São Carlos, SP: Embrapa Pecuária Sudeste, 2020.
Páginas: 56 p.
Conteúdo: Este estudo objetivou caracterizar a adoção dos sistemas de integração no Estado de São Paulo e identificar demandas. Uma amostra de 175 propriedades rurais, sendo 66 adotantes de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), 24 adotantes de sistemas de Integração PecuáriaFloresta (IPF) e 85 não adotantes de sistemas integrados, compôs a base de dados analisados por meio de estatística descritiva e teste qui-quadrado (x2) de Pearson. Os resultados indicam que os adotantes de sistemas ILP possuem maior experiência com atividades agrícolas, participação mais frequente em cooperativas agrícolas, palestras e dias de campo, bem como recebem mais orientação técnica. O acesso ao crédito rural e o uso mais frequente de mecanismos para gestão do risco climático e econômico estão associados ao componente agrícola do ILP. O fator escala de produção explica propriedades rurais mais extensas e estrutura mais robusta de máquinas agrícolas. A adoção dos sistemas IPF encontra-se em fase experimental nas propriedades rurais. Esses adotantes contam com outra fonte de renda, o que os confere maior flexibilidade para testar o sistema, em sua maioria, implantado de forma escalonada na área de pastagem e com recursos próprios. Predominam propriedades rurais menores, com relevo mais ondulado, solos arenosos, rebanhos menores e concentrados nas fases de cria/recria, além de maior diversificação da produção.
Thesagro: Inovação
Palavras-chave: ILPF
Sistema de integração
Sustentabilidade
Acesso à informação
Recursos financeiros
Adoção de tecnologia
Série: (Embrapa Pecuária Sudeste. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 47).
ISSN: 1981-2078
Tipo do Material: Livros
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
BOLETIM-47.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace