Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1122537
Title: Subsídios geoambientais para a construção de barragens subterrâneas na região Semiárida do estado de Alagoas.
Authors: WEBBER, D. C.
MARQUES, F. A.
OLIVEIRA NETO, M. B. de
BARROS, A. H. C.
SILVA, M. S. L. da
BOTELHO, F. P.
ROCHA, W. J. S. da
GUERRERA, A. D. L.
Affiliation: DANIEL CHAVES WEBBER, CNPS; FLAVIO ADRIANO MARQUES, CNPS; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; ALEXANDRE HUGO CEZAR BARROS, CNPS; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; FABIO PEREIRA BOTELHO, CNPS; WILTON JOSÉ SILVA DA ROCHA, Progestão - Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, Maceió; ANTONIONI DUARTE LINS GUERRERA, Bolsista da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, Maceió.
Date Issued: 2020
Citation: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2020.
Description: Há mais de uma década, a Embrapa Solos, por meio da sua equipe na Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento, no Recife, PE, tem atuado nas comunidades rurais difusas do Semiárido do Nordeste brasileiro, desenvolvendo ações de pesquisas em barragens subterrâneas, as quais têm contribuído para aumentar o acesso à água e seus usos múltiplos na região. Neste documento, a pesquisa teve como foco identificar a aptidão geológica, pedológica, hidrográfica, topográfica e climática para subsidiar a identificação de ambientes com vocação para construção de barragens subterrâneas na região semiárida do estado de Alagoas. Os resultados foram disponibilizados em mapas na escala de 1:100.000 contendo a espacialização e a ordenação de informações geoambientais. Essas informações subsidiarão a seleção de locais para a implantação desta tecnologia, contribuindo para que os agroecossistemas se tornem mais produtivos e mais resilientes, permitindo que as unidades agrícolas de gestão familiar resistam às intempéries climáticas do Semiárido. Além disso, são identificadas as áreas com baixa aptidão para a construção de barragens subterrâneas e áreas protegidas por legislação ambiental onde a tecnologia não é recomendada, podendo nestes casos ser adotadas outras tecnologias sociais hídricas de convivência com a seca no semiárido. Essas ações contribuem com o compromisso brasileiro junto à ONU visando assegurar o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estando alinhadas com o ODS 6, para o qual a Embrapa se comprometeu, até 2030, em aumentar a eficiência do uso da água, assegurando o abastecimento de água doce para reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez. Os resultados deste trabalho são mais uma contribuição da Embrapa Solos UEP Recife para a pesquisa agrícola, assistência técnica e extensão rural, bem como se constitui em um documento orientador para tomadores de decisão no estabelecimento de políticas públicas em programas de desenvolvimento agrícola sustentável para o estado de Alagoas.
Thesagro: Barragem Subterrânea
NAL Thesaurus: Dams (hydrology)
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Documentos, 215).
ISSN: 1517-2627
Language: Portugues
Notes: E-book no formato ePub.
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Série Documentos (CNPS)

Files in This Item:
File SizeFormat 
CNPS-DOC-215-2020.epub7,61 MBUnknownView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace