Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1117114
Title: Custos de produção de caprinos e ovinos no município de Uauá - BA.
Authors: MARTINS, E. C.
HOLANDA FILHO, Z. F.
MACIEL, G. R.
Affiliation: ESPEDITO CEZARIO MARTINS, CNPC; ZENILDO FERREIRA HOLANDA FILHO, CNPC; GUSTAVO REBOUÇAS MACIEL, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) - Salvador, BA.
Date Issued: 2019
Citation: Sobral: Embrapa Caprinos e Ovinos, 2019.
Pages: 35 p.
Description: Entre os estados brasileiros, a Bahia possui os maiores rebanhos de caprinos e ovinos, respectivamente 2.960.433 e 3.763.732 de cabeças. O município de Uauá destaca-se entre os cinco maiores produtores desse estado, o que reveste de grande importância econômica a criação destes ruminantes para a Bahia e para o Brasil, razão entre as quais foi escolhido como objeto deste estudo. Em julho de 2019, foi realizado um painel de especialistas com o intuito de fazer o levantamento do custo de produção modal de caprinos e ovinos no município de Uauá-BA. Participaram da iniciativa pesquisadores, criadores e extensionistas que atuam, direta ou indiretamente, no mercado agropecuário daquela região. Para realização desse painel de especialistas, a Embrapa Caprinos e Ovinos contou com o apoio e parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-BA) e da Secretaria Municipal de Agricultura de Uauá. A partir das discussões sobre aspectos técnicos, econômicos e financeiros, foi caracterizada uma propriedade padrão e seu correspondente sistema de produção e respectivos índices zootécnicos e coeficientes técnicos. A análise financeira dos sistemas de produção de ovinos e caprinos do município de Uauá mostrou que ambos os sistemas inviáveis do ponto de vista econômico sendo a criação de caprinos um pouco mais vantajosa em todos os indicadores utilizados. O pequeno número de animais criados pela maioria dos produtores no sistema de fundo de pasto é um fator que impede a adoção de tecnologia que possa otimizar os resultados, visto que a produção em pequena escala dificulta a diluição dos investimentos necessários para implantar um sistema mais eficiente. Uma saída para aumentar a eficiência desses produtores é a sua organização em associações de produtores e/ou cooperativas de forma a aglutinar a produção e obterem uma maior escala de produção. Isso diluiria os custos e facilitaria muito a comercialização dos produtos derivados de ovinos e caprinos. Com base nas conclusões apresentadas, percebe-se que, apesar de a caprinocultura e a ovinocultura na região de Uauá constituírem-se em uma das atividades de mais relevância econômica e social para a Região, gerando emprego e renda para os produtores, elas são ineficientes pelo ponto de vista do empreendedor e do capitalista. Torna-se pois imprescindível que os formuladores aos desafios tecnológicos e não tecnológicos que restringem o pleno desenvolvimento das cadeias produtivas de caprinos e ovinos na região de Uauá.
Thesagro: Caprino
Ovino
Custo de Produção
NAL Thesaurus: Goats
Sheep
Production costs
Rural economics
Brazil.
Keywords: Brasil
Bahia
Series/Report no.: (Embrapa Caprinos e Ovinos. Documentos, 134).
Language: Portugues
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Série Documentos (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPC-2020-Doc134.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace