Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1117114
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMARTINS, E. C.
dc.contributor.authorHOLANDA FILHO, Z. F.
dc.contributor.authorMACIEL, G. R.
dc.date.accessioned2020-10-31T09:03:21Z-
dc.date.available2020-10-31T09:03:21Z-
dc.date.created2019-12-17
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationSobral: Embrapa Caprinos e Ovinos, 2019.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1117114-
dc.descriptionEntre os estados brasileiros, a Bahia possui os maiores rebanhos de caprinos e ovinos, respectivamente 2.960.433 e 3.763.732 de cabeças. O município de Uauá destaca-se entre os cinco maiores produtores desse estado, o que reveste de grande importância econômica a criação destes ruminantes para a Bahia e para o Brasil, razão entre as quais foi escolhido como objeto deste estudo. Em julho de 2019, foi realizado um painel de especialistas com o intuito de fazer o levantamento do custo de produção modal de caprinos e ovinos no município de Uauá-BA. Participaram da iniciativa pesquisadores, criadores e extensionistas que atuam, direta ou indiretamente, no mercado agropecuário daquela região. Para realização desse painel de especialistas, a Embrapa Caprinos e Ovinos contou com o apoio e parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-BA) e da Secretaria Municipal de Agricultura de Uauá. A partir das discussões sobre aspectos técnicos, econômicos e financeiros, foi caracterizada uma propriedade padrão e seu correspondente sistema de produção e respectivos índices zootécnicos e coeficientes técnicos. A análise financeira dos sistemas de produção de ovinos e caprinos do município de Uauá mostrou que ambos os sistemas inviáveis do ponto de vista econômico sendo a criação de caprinos um pouco mais vantajosa em todos os indicadores utilizados. O pequeno número de animais criados pela maioria dos produtores no sistema de fundo de pasto é um fator que impede a adoção de tecnologia que possa otimizar os resultados, visto que a produção em pequena escala dificulta a diluição dos investimentos necessários para implantar um sistema mais eficiente. Uma saída para aumentar a eficiência desses produtores é a sua organização em associações de produtores e/ou cooperativas de forma a aglutinar a produção e obterem uma maior escala de produção. Isso diluiria os custos e facilitaria muito a comercialização dos produtos derivados de ovinos e caprinos. Com base nas conclusões apresentadas, percebe-se que, apesar de a caprinocultura e a ovinocultura na região de Uauá constituírem-se em uma das atividades de mais relevância econômica e social para a Região, gerando emprego e renda para os produtores, elas são ineficientes pelo ponto de vista do empreendedor e do capitalista. Torna-se pois imprescindível que os formuladores aos desafios tecnológicos e não tecnológicos que restringem o pleno desenvolvimento das cadeias produtivas de caprinos e ovinos na região de Uauá.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Caprinos e Ovinos. Documentos, 134).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBrasil
dc.subjectBahia
dc.titleCustos de produção de caprinos e ovinos no município de Uauá - BA.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroCaprino
dc.subject.thesagroOvino
dc.subject.thesagroCusto de Produção
dc.subject.nalthesaurusGoats
dc.subject.nalthesaurusSheep
dc.subject.nalthesaurusProduction costs
dc.subject.nalthesaurusRural economics
dc.subject.nalthesaurusBrazilpt_BR
dc.format.extent235 p.
riaa.ainfo.id1117114
riaa.ainfo.lastupdate2020-11-18 -02:00:00
dc.contributor.institutionESPEDITO CEZARIO MARTINS, CNPC; ZENILDO FERREIRA HOLANDA FILHO, CNPC; GUSTAVO REBOUÇAS MACIEL, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) - Salvador, BA.
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CNPC-2020-Doc134.pdf1.4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace