Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1114381
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Algodão - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2019
Type of Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Authors: COSTA, A. G. F.
SOARES, D. J.
ALMEIDA, R. P. de
SUASSUNA, T. de M. F.
GONDIM, T. M. de S.
Additional Information: AUGUSTO GUERREIRO FONTOURA COSTA, CNPA; DARTANHA JOSE SOARES, CNPA; RAUL PORFIRIO DE ALMEIDA, CNPA; TAIS DE MORAES FALLEIRO SUASSUNA, CNPA; TARCISIO MARCOS DE SOUZA GONDIM, CNPA.
Title: Normas técnicas para produção integrada de amendoim.
Publisher: Campina Grande: Embrapa Algodão, 2019.
Pages: 35 p.
Series/Report no.: (Embrapa Algodão. Comunicado técnico, 378).
Language: pt_BR
Description: A publicação da NTE para a Produção Integrada do Amendoim em novembro de 2016 foi um marco para a cadeia produtiva. Logo após a publicação da NTE houve forte pressão do setor produtivo para a capacitação de responsáveis técnicos em relação às referidas normas. Assim sendo, em março de 2018 foi ofertado o primeiro curso de capacitação nas normas técnicas específicas para a cultura do amendoim, em uma parceria entre a Embrapa, o Mapa e a Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead/UFV). Percebeu-se que, muito embora houvesse interesse do setor na capacitação para a Produção Integrada do amendoim, diversos desafios ainda precisam ser superados para que esse sistema de produção certificado venha a ser uma realidade. Dentre os principais desafios, podemos destacar a deficiência em relação a disponibilidade de agrotóxicos registrados para serem usados na cultura do amendoim e o caráter itinerante da cultura do amendoim na principal região produtora do País, o que dificulta a rastreabilidade, um dos pilares da PI. Em relação ao primeiro desafio, o enquadramento da cultura do amendoim como de suporte fitossanitário insuficiente (CSFI) conforme a atualização da Instrução Normativa Conjunta n° 1, de 16 de junho de 2014 do Mapa, publicada no Diário Oficial da União em 10 de março de 2016, tornou possível a extrapolação de registros de produtos utilizados nas culturas de soja e feijão por parte das empresas fabricantes de agrotóxicos. Alguns produtos foram recentemente registrados para uso na cultura do amendoim com base nessa normativa. Já em relação ao segundo desafio, o ponto mais importante a ser superado é a integração do sistema de cultivo, uma vez que muitos produtores de amendoim não são proprietários das terras onde a cultura está sendo instalada. A superação desse desafio é complexa e envolve a sensibilização dos proprietários das terras de que o amendoim faz parte do sistema de cultivo e não pode serconsiderado apenas como uma cultura passageira. De qualquer maneira, a possibilidade da certificação em Produção Integrada (selo Brasil Certificado) é um importante avanço para maior segurança alimentar e qualidade na produção de amendoim, favorecendo a maior competitividade e sustentabilidade da cadeia de produção brasileira dessa importante oleaginosa.
Thesagro: Amendoim
Sistema de Produção
Certificação de Produto
Data Documento: 2019-11-14
ISSN: 0100-7084
Appears in Collections:Comunicado Técnico (CNPA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COT378.pdf15,69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace