Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1114040
Título: Solos dos reassentamentos rurais da Usina Hidrelétrica de Manso, Município de Chapada dos Guimarães, Estado de Mato Grosso.
Autoria: CALDERANO FILHO, B.
MANZATTO, C. V.
ANDRADE, A. G. de
DONAGEMMA, G. K.
CALDERANO, S. B.
SOUZA, J. S. de
PEREIRA, L. A.
MIRANDA, E. A.
MELLO, J. B. de
COSTA, M. R. da
Afiliação: BRAZ CALDERANO FILHO, CNPS; CELSO VAINER MANZATTO, CNPS; ALUISIO GRANATO DE ANDRADE, CNPS; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; SEBASTIAO BARREIROS CALDERANO, CNPS; JOSE SILVA DE SOUZA, CNPS; LEONEL ALVES PEREIRA, FURNAS-MT; EDSON ARRUDA MIRANDA, FURNAS-MT; JARBAS BRANDÃO DE MELLO, FURNAS-MT; MANOEL ROQUE DA COSTA, EMPAER-MT.
Ano de publicação: 2006
Referência: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2006.
Páginas: 68 p.
Conteúdo: O objetivo do trabalho foi realizar o estudo dos solos dos reassentamentos rurais da usina hidrelétrica de Manso, no Município de Chapada dos Guimarães, visando proceder à identificação, caracterização e cartografia dos solos. Os procedimentos utilizados consistiram na delimitação dos principais domínios e/ou padrões fisiográficos, a partir da fotointerpretação de fotografias aéreas, de dados de sensores remotos e do modelo digital de elevação (MDE), principalmente dos dados de altimetria e de declividade. Esse material apoiou a prospecção e cartografia dos solos no campo e verificação dos limites entre as unidades de mapeamento. No domínio das terras baixas, foram identificados Neossolos Quartzarênicos Hidromórficos, Plintossolos Háplicos Distróficos e Argissolos Vermelhos Distróficos plínticos. Ocupando as posições mais elevadas da paisagem, foram identificados Neossolos Quartzarênicos órticos típicos e latossólicos, Latossolos Vermelhos e Vermelho-Amarelos Distróficos típicos e eventualmente plínticos, Nitossolos Vermelhos Distróficos, Plintossolos Háplicos, Plintossolos Pétricos, Argissolos Vermelhos típicos e plínticos, Argissolos Vermelho-Amarelos abrúpticos e plínticos, Neossolos Litólicos e Cambissolos Háplicos Distróficos que ocorrem associados a afloramentos de rochas. As principais restrições pedológicas observadas na área compreendem a baixa fertilidade natural dos solos e a elevada suscetibilidade à erosão, em consequência da elevada precipitação e do relevo da área. Essas características influenciam no comportamento dos solos frente aos diferentes tipos de usos e práticas de manejo, devendo ser consideradas no planejamento de uso dos solos.
Thesagro: Erosão do Solo
Manejo do Solo
Solo Tropical
NAL Thesaurus: Soil erosion
Soil management
Tropical soils
Série: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 101).
ISSN: 1678-0892
Tipo do Material: Livros
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CNPSBPD1012006.pdf6,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace