Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1114040
Title: Solos dos reassentamentos rurais da Usina Hidrelétrica de Manso, Município de Chapada dos Guimarães, Estado de Mato Grosso.
Authors: CALDERANO FILHO, B.
MANZATTO, C. V.
ANDRADE, A. G. de
DONAGEMMA, G. K.
CALDERANO, S. B.
SOUZA, J. S. de
PEREIRA, L. A.
MIRANDA, E. A.
MELLO, J. B. de
COSTA, M. R. da
Affiliation: BRAZ CALDERANO FILHO, CNPS; CELSO VAINER MANZATTO, CNPS; ALUISIO GRANATO DE ANDRADE, CNPS; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; SEBASTIAO BARREIROS CALDERANO, CNPS; JOSE SILVA DE SOUZA, CNPS; LEONEL ALVES PEREIRA, FURNAS-MT; EDSON ARRUDA MIRANDA, FURNAS-MT; JARBAS BRANDÃO DE MELLO, FURNAS-MT; MANOEL ROQUE DA COSTA, EMPAER-MT.
Date Issued: 2006
Citation: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2006.
Pages: 68 p.
Description: O objetivo do trabalho foi realizar o estudo dos solos dos reassentamentos rurais da usina hidrelétrica de Manso, no Município de Chapada dos Guimarães, visando proceder à identificação, caracterização e cartografia dos solos. Os procedimentos utilizados consistiram na delimitação dos principais domínios e/ou padrões fisiográficos, a partir da fotointerpretação de fotografias aéreas, de dados de sensores remotos e do modelo digital de elevação (MDE), principalmente dos dados de altimetria e de declividade. Esse material apoiou a prospecção e cartografia dos solos no campo e verificação dos limites entre as unidades de mapeamento. No domínio das terras baixas, foram identificados Neossolos Quartzarênicos Hidromórficos, Plintossolos Háplicos Distróficos e Argissolos Vermelhos Distróficos plínticos. Ocupando as posições mais elevadas da paisagem, foram identificados Neossolos Quartzarênicos órticos típicos e latossólicos, Latossolos Vermelhos e Vermelho-Amarelos Distróficos típicos e eventualmente plínticos, Nitossolos Vermelhos Distróficos, Plintossolos Háplicos, Plintossolos Pétricos, Argissolos Vermelhos típicos e plínticos, Argissolos Vermelho-Amarelos abrúpticos e plínticos, Neossolos Litólicos e Cambissolos Háplicos Distróficos que ocorrem associados a afloramentos de rochas. As principais restrições pedológicas observadas na área compreendem a baixa fertilidade natural dos solos e a elevada suscetibilidade à erosão, em consequência da elevada precipitação e do relevo da área. Essas características influenciam no comportamento dos solos frente aos diferentes tipos de usos e práticas de manejo, devendo ser consideradas no planejamento de uso dos solos.
Thesagro: Erosão do Solo
Manejo do Solo
Solo Tropical
NAL Thesaurus: Soil erosion
Soil management
Tropical soils
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 101).
ISSN: 1678-0892
Language: pt_BR
Type of Material: Livros
Access: openAccess
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPSBPD1012006.pdf6,96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace