Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1113673
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2019
Type of Material: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Authors: ALVARENGA, R. C.
VIANA, M. C. M.
CARVALHO, E. R. de O.
ALBERNAZ, W. M.
VENTURIN, R. P.
OLIVEIRA, I. R. de
GONTIJO NETO, M. M.
BORGHI, E.
RESENDE, A. V. de
CAMPANHA, M. M.
COSTA, T. C. e C. da
Additional Information: RAMON COSTA ALVARENGA, CNPMS; Maria Celuta Machado Viana, Epamig; Érika Regina de Oliveira Carvalho, Emater; Walfrido Machado Albernaz, Emater; Regis Pereira Venturin, EPAMIG-URESM; IVENIO RUBENS DE OLIVEIRA, CNPMS; MIGUEL MARQUES GONTIJO NETO, CNPMS; EMERSON BORGHI, CNPMS; ALVARO VILELA DE RESENDE, CNPMS; MONICA MATOSO CAMPANHA, CNPMS; THOMAZ CORREA E CASTRO DA COSTA, CNPMS.
Title: Integração lavoura-pecuária-floresta na região Central de Minas Gerais, Brasil.
Publisher: In: BUNGENSTAB, D. J.; ALMEIDA, R. G. de; LAURA, V. A.; BALBINO, L. C.; FERREIRA, A. D. (Ed.). ILPF: inovação com integração de lavoura, pecuária e floresta. Brasília, DF: Embrapa, 2019. cap. 41, p. 669-686.
Language: pt_BR
Description: A região Central de Minas Gerais (Figura 1) situa-se em uma faixa de transição entre os biomas Mata Atlântica ao Sul e Cerrado na parte Centro-Norte, com significativos contrastes edafoclimáticos. Especialmente a parte do Cerrado convive com dois problemas de clima que são determinantes para o rendimento das lavouras e da pecuária: o de veranico com duração prolongada (20 a 30 dias) e período de ocorrência em janeiro/fevereiro e o de outono/inverno muito seco. Apesar de importante bacia leiteira e de pecuária de corte, a maioria das pastagens apresentam-se degradadas sobre solos quimicamente esgotados. A atividade agrícola é na sua maioria complementar à pecuária. A comercialização de silagem é um negócio que vêm aumentando bastante nos últimos anos. Pecuaristas que não dimensionam bem a sua atividade, ou seja, a carga animal para a disponibilidade de forragem de suas pastagens recorrem à compra deste alimento a um alto custo como maneira de contornar o problema de falta de forragem no período seco do ano. Mas, na região, a maioria dos produtores de grãos ou silagem adota um baixo nível tecnológico, o que resulta em baixa produtividade, afetando diretamente a oferta de forragens nos períodos críticos. Esta situação agrava-se porque nos últimos anos agrícolas ocorreu uma distribuição irregular das chuvas e a maioria dos produtores rurais perdeu suas colheitas de milho devido à veranicos que ocorreram entre novembro e fevereiro, com maior severidade aqueles que ocorreram em janeiro. Neste contexto, a experiência regional com sistemas ILP ou ILPF mostra serem eles estratégias sustentáveis para alcançar a estabilidade da produção. Eles possibilitam a exploração do solo durante o ano todo, alternando na mesma área lavouras e pastagem ou lavoura, pastagem e árvores, respectivamente. Como resultado haverá a produção de grãos, de forragens conservadas e de pastagens de boa qualidade além de produtos madeireiros das árvores.
Thesagro: Floresta
Lavoura
Pastagem
Pecuária
Produção Integrada
Sistema de Produção
Vegetação Nativa
NAL Thesaurus: Integrated agricultural systems
Pastures
Data Created: 2019-10-31
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Integracaolavoura.pdf9,93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace