Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1112993
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2019
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: SILVA, P. H. S. da
SILVA, K. J. D. e
ATHAYDE SOBRINHO, C.
Additional Information: PAULO HENRIQUE SOARES DA SILVA, CPAMN; KAESEL JACKSON DAMASCENO E SILVA, CPAMN; CANDIDO ATHAYDE SOBRINHO, CPAMN.
Title: Atratividade para alimentação e oviposição de mosca-branca Bemisia tabaci biótipo B em linhagens de feijão-caupi com resistência a Callosobruchus maculatus (Fabr.).
Publisher: Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2019.
Pages: 16 p.
Series/Report no.: (Embrapa Meio-Norte. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 123).
Language: pt_BR
Keywords: Resistência a inseto
Antibiose
Não preferência
Description: A mosca-branca Bemisia tabaci biótipo B e o caruncho Callosobruchus maculatus são importantes pragas do feijão-caupi no Brasil, tanto em condições de campo quanto em seu armazenamento, respectivamente, podendo causar danos consideráveis à produção se não forem controlados adequadamente. O controle de pragas com base na resistência de plantas se destaca por não provocar danos ambientais, ao homem, ter baixo custo, ação contínua sobre os insetos e compatibilidade com outros métodos de controle. Nesse sentido, avaliou-se a geração F4 de populações segregantes de feijão-caupi com resistência tipo antibiose ao C. maculatus para resistência tipo não preferência para alimentação e oviposição de mosca-branca B. tabaci biótipo B. Os trabalhos foram conduzidos em casa de vegetação com livre chance de escolhas por populações espontâneas de mosca-branca. Sementes de plantas segregantes da geração F4 com resistência tipo antibiose foram semeadas em vasos que continham terra vegetal e, ao apresentarem os primeiros trifólios desenvolvidos, foi feito um desbaste deixando-se uma planta por vaso, época em que foram iniciadas as leituras de número de adultos, ovos e ninfas por folíolo até o aparecimento dos primeiros botões florais. O experimento foi conduzido em delineamento estatístico inteiramente casualizado com nove tratamentos e quatro repetições. Os dados médios das leituras realizadas em todo o período de infestação foram submetidos à análise de variância pelo teste F e as médias, comparadas pelo teste de Scott-Knot a 5% de probabilidade. As populações segregantes F4 de feijão-caupi com resistência ao Callosobruchus maculatus apresentam concomitantemente baixa atratividade para alimentação e oviposição de Bemisia tabaci biótipo B, que lhes confere resistência tipo não preferência tanto para alimentação quanto para oviposição.
Data Documento: 2019-10-09
ISSN: 1413-1455
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Boletim123AtividadadeAlimentacaoOviposicaoBemisia.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace