Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1110768
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agroindústria Tropical - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2019
Type of Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Authors: NASCIMENTO, M. A. do
SILVA, L. C. da
BARROSO, T. L. C. T.
ALEXANDRE, J. de B.
ALVES, C. R.
FURTADO, R. F.
BENEVIDES, S. D.
MUNIZ, C. R.
BARROS, M. E. S.
Additional Information: Marília Alves do Nascimento, Mestra em Ciências Naturais; Luana Carvalho da Silva, Química, doutoranda em Biotecnologia, Universidade Estadual do Ceará; Tiago Linhares Cruz Tabosa Barroso, Graduando do Departamento de Ciências e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará; Joana de Barros Alexandre, Química, doutoranda em Ciências Naturais, Universidade Estadual do Ceará; Carlucio Roberto Alves, Químico, professor da Universidade Estadual do Ceará; ROSELAYNE FERRO FURTADO, CNPAT; SELENE DAIHA BENEVIDES, CNPAT; CELLI RODRIGUES MUNIZ, CNPAT; MARIA ELISABETH SILVEIRA BARROS, CNPAT.
Title: Micropartículas de óleo de pequi obtidas por coacervação complexa com goma de cajueiro e gelatina.
Publisher: Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2019.
Series/Report no.: (Embrapa Agroindústria Tropical. Comunicado técnico, 253)
Language: pt_BR
Keywords: Caryocar brasiliensis
Coacervação complexa
Óleo de pequi
Description: Uma das técnicas de encapsulamento mais recomendadas para bioativos de natureza lipofílica é a coacervação complexa. Consiste na interação de polímeros catiônicos e aniônicos solúveis em água, que formam uma fase rica em polímeros, denominados de coacervados complexos. O emprego desta técnica é vantajoso por ser simples e a precipitação dos coacervados ocorrer facilmente em condições de temperaturas baixas (cerca de 10 ºC). Neste trabalho, está descrito como proceder para a formação de micropartículas de óleo de pequi (óleo de pequi microencapsulado) a partir de matrizes de goma de cajueiro e gelatina bovina utilizando-se a técnica de coacervação complexa. Estas matrizes foram escolhidas em razão do caráter aniônico e catiônico da goma de cajueiro (um polissacarídeo ainda sem valor econômico agregado) e gelatina (uma proteína de baixo custo), respectivamente.
Thesagro: Pequi
Polissacarídeo
Proteína
Data Documento: 2019-07-19
Appears in Collections:Comunicado Técnico (CNPAT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COT19007.pdf959,25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace