Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1109721
Title: Mapeamento e análise ambiental de nascentes e cursos d`água da sub-bacia hidrográfica do Tuá, Cruz das Almas, Bahia: um estudo de caso.
Authors: UBIALI, B. G.
ROMANO, M. R.
CARVALHO, R. da S.
CARVALHO, J. E. B. de
Affiliation: BRUNO GUIMARÃES UBIALI; MARCELO RIBEIRO ROMANO, CNPMF; ROMULO DA SILVA CARVALHO, CNPMF; JOSE EDUARDO BORGES DE CARVALHO, CNPMF.
Date Issued: 2019
Citation: Cruz das Almas, BA: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2019.
Pages: 40 p.
Description: Um dos maiores desafios para a sobrevivência das comunidades rurais tradicionais do Brasil relaciona-se com o acesso à água em quantidade e qualidade para atender necessidades de consumo humano, dessedentação animal e produção agrícola. Cruz das Almas, como a maioria dos municípios da região do Recôncavo da Bahia, desenvolveu-se desde os tempos do Brasil colônia, explorando os abundantes recursos naturais do bioma Mata Atlântica sem planejamento ou preocupação ambiental com as gerações futuras. A situação dos recursos naturais e, em especial, dos recursos hídricos da zona rural, atingiu patamar crítico de conservação, sendo o fato comprovado pelos resultados obtidos no presente estudo, realizado na sub-bacia do Tuá. O trabalho foi motivado a partir de declarações de agricultores familiares durante a aplicação de ferramentas do diagnóstico rural participativo (DRP) nas comunidade rurais beneficiárias do projeto Quintais Agroflorestais (QuintalSAN). Constatou-se que córregos secaram, matas ciliares despereceram, nascentes estão degradadas e represadas e, a água, imprópria para consumo humano. Diante dessa problemática, a Embrapa Mandioca e Fruticultura, que tem como missão gerar tecnologias para a agricultura brasileira, não se exime da responsabilidade socioambiental de seu entorno. Portanto, nesta perspectiva, a publicação desse documento técnico objetiva contribuir, subsidiar e indicar ao poder público municipal, estadual e à sociedade civil organizada do município de Cruz das Almas, um problema ambiental do meio rural relevante, visando à elaboração premente de um plano de recuperação ambiental para a zona rural do munícipio, seguindo recomendações da agenda 21 brasileira para o desenvolvimento sustentável, e cuja decisão política de remediação dos mesmos foge da abrangência de competência da Embrapa Mandioca e Fruticultura
Thesagro: Água
Meio Ambiente
Tecnologia
Series/Report no.: (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Documentos, 229).
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Série Documentos (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento229RomuloRomanoAinfo2.pdf3.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace