Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1109388
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2019
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: CARVALHO, A. V.
MATTIETTO, R. de A.
ABREU, L. F.
CUNHA, E. F. M.
Additional Information: ANA VANIA CARVALHO, CPATU; RAFAELLA DE ANDRADE MATTIETTO, CPATU; LAURA FIGUEIREDO ABREU, CPATU; ELISA FERREIRA MOURA CUNHA, CPATU.
Title: Avaliação de acessos de mandioca para produção de tucupi.
Publisher: Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2019.
Pages: 18 p.
Series/Report no.: (Embrapa Amazônia Oriental. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 132).
Language: pt_BR
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar quatro acessos de mandioca para serem empregados no processamento de tucupi. Foram analisadas raízes tuberosas in natura dos acessos CPATU 016, CPATU 461, CPATU 507 e CPATU 512 e os tucupis obtidos a partir dos mesmos. Observou- -se variação significativa entre os acessos e os tucupis obtidos, para todas as características físico-químicas avaliadas. Para o teor de compostos cianogênicos, embora as raízes tenham apresentado valores elevados, o mesmo não foi verificado para os tucupis, indicando que o processamento adotado foi eficiente na redução dos teores desses compostos a níveis seguros para o consumo humano. O tucupi elaborado com o acesso CPATU 016 apresentou maior concentração de proteína e cinzas. Os testes sensoriais indicaram que o tucupi obtido a partir do acesso CPATU 507 apresentou os índices de aceitação mais altos e intenção de compra satisfatória. Os acessos CPATU 016 e CPATU 461 foram similares sensorialmente e, embora com índices sensoriais inferiores ao CPATU 507, podem, igualmente, produzir um bom tucupi. Ainda segundo os resultados sensoriais, somente o acesso CPATU 512 não deve ser recomendado para o processamento de tucupi, uma vez que apresentou índices de aceitação inferiores a 70%.
Thesagro: Mandioca
Manihot Esculenta
Tucupi
Melhoramento Genético Vegetal
Data Documento: 2019-05-28
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CpatuBPD132.pdf3,56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace