Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1107360
Título: Análise mineralógica das frações argila e silte por difratometria de raios-X.
Autoria: CALDERANO, S. B.
DUARTE, M. N.
GREGORIS, G.
Afiliação: SEBASTIAO BARREIROS CALDERANO, CNPS; MARIZA NASCIMENTO DUARTE, CNPS; GILSON GREGORIS, CNPS.
Ano de publicação: 2017
Referência: In: TEIXEIRA, P. C.; DONAGEMMA, G. K.; FONTANA, A.; TEIXEIRA, W. G. (Ed.). Manual de métodos de análise de solo. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2017. pt. 4, cap. 3, p. 452-471.
Conteúdo: Utilizada desde a década de 1930 para identificação e determinação da estrutura de substâncias cristalinas, quer sejam orgânicas ou inorgânicas, naturais ou sintéticas, a difratometria de raios-X (DRX) é essencial para a caracterização mineralógica dos argilominerais e de outros constituintes cristalinos presentes nas frações granulométricas mais finas dos solos, como silte e argila. É considerada como a principal técnica para a identificação de minerais nessas dimensões e se tornou indispensável para estudos em mineralogia de solos. Além da identificação dos constituintes cristalinos das frações argila e silte, que é o objetivo principal da metodologia aqui apresentada, a DRX pode ser usada também para avaliação do grau de cristalinidade e tamanho do cristal, assim como para estimativas do grau de substituição isomórfica, e mesmo para fins de quantificação dos minerais presentes na amostra.
Thesagro: Mineralogia
Análise do Solo
Argila
NAL Thesaurus: Soil mineralogy
Soil analysis
Tipo do Material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pt4Cap3Analisemineralogicadasfracoesargilaesilte.pdf519,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace