Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1107195
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2017
Type of Material: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Authors: RALISCH, R.
DEBIASI, H.
FRANCHINI, J. C.
TOMAZI, M.
HERNANI, L. C.
MELO, A. da S.
SANTI, A.
MARTINS, A. L. da S.
DE BONA, F. D.
Additional Information: RICARDO RALISCH, UEL; HENRIQUE DEBIASI, CNPSO; JULIO CEZAR FRANCHINI DOS SANTOS, CNPSO; MICHELY TOMAZI, CPAO; LUIS CARLOS HERNANI, CNPS; ADOILDO DA SILVA MELO, CNPS; ANDERSON SANTI, CNPT; ALBA LEONOR DA SILVA MARTINS, CNPS; FABIANO DANIEL DE BONA, CNPT.
Title: Diagnóstico rápido da estrutura do solo (DRES).
Publisher: In: TEIXEIRA, P. C.; DONAGEMMA, G. K.; FONTANA, A.; TEIXEIRA, W. G. (Ed.). Manual de métodos de análise de solo. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2017. pt. 1, cap. 19, p. 184-197.
Pages: 184-197.
Language: pt_BR
Keywords: DRES
Description: A estrutura do solo é a forma como as partículas minerais (areia, silte e argila) e orgânicas do solo estão organizadas no espaço (Dexter, 1988). A estrutura também se refere ao padrão de arranjo das partículas primárias em unidades estruturais, os agregados, os quais são separados entre si por superfícies de fraqueza, ou apenas superpostos e sem conformação definida (Santos et al., 2013). A estrutura é um dos principais componentes da fertilidade do solo, refletindo, de forma imediata, os efeitos do manejo ao qual esse recurso é submetido. Avaliada nas camadas superficiais, proporciona indicações sobre a interação soloatmosfera. Métodos visuais objetivos e reprodutíveis de diagnóstico da qualidade estrutural do solo com base em medições de campo têm sido desenvolvidos e variam, desde facilmente compreensíveis, às mais complexas avaliações. Diagnosticando as relações de causa e efeito, possibilitam a identificação e definição de estratégias a serem adotadas em um sistema de produção agropecuário para melhoria da qualidade estrutural e, portanto, da fertilidade do solo. O manejo conservacionista, por exemplo, visa preservar e/ou, na medida do possível, melhorar a estrutura natural do solo. Considerando a complexidade de outros métodos e a necessidade de adaptação às condições tropicais e subtropicais, e com base em Guimarães et al. (2011) e Tavares Filho et al. (1999), foi desenvolvido o Diagnóstico Rápido da Estrutura do Solo (DRES), um método de campo para avaliar visualmente a qualidade estrutural do solo em amostras superficiais (25 cm de profundidade), com mínima intervenção no local e de fácil entendimento e adoção pelos usuários.
Thesagro: Estrutura do solo
Fertilidade do solo
NAL Thesaurus: Soil structure
Soil fertility
Data Documento: 2019-03-18
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pt1Cap19DRES.pdf529,98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace