Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1104822
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2018
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: PIMENTEL, M. A. G.
MENDES, S. M.
QUEIROZ, V. A. V.
COSTA, R. V. da
ALVES, G. L. de O.
GUIMARAES, L. J. M.
Additional Information: MARCO AURELIO GUERRA PIMENTEL, CNPMS; SIMONE MARTINS MENDES, CNPMS; VALERIA APARECIDA VIEIRA QUEIROZ, CNPMS; RODRIGO VERAS DA COSTA, CNPMS; Gilberto Lula de Oliveira Alves, Bolsista; LAURO JOSE MOREIRA GUIMARAES, CNPMS.
Title: Armazenamento de milho, infestação por insetos e níveis de micotoxinas em propriedades familiares no Estado de Minas Gerais .
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2018.
Pages: 29 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 179).
Language: pt_BR
Keywords: Empalhamento
Description: O objetivo do trabalho foi avaliar a infestação pelo caruncho-domilho Sitophilus zeamais e os teores de micotoxinas no milho armazenado em propriedades familiares de Minas Gerais. O trabalho foi realizado em dois anos consecutivos, com coletas de amostras bimestrais, em 10 propriedades da região Central, no primeiro ano, e em seis propriedades das regiões Sul e Alto Paranaíba, no segundo ano. A caracterização do armazenamento de milho foi realizada pelo levantamento do tipo de estrutura destinada à armazenagem, por meio de questionário com dados da lavoura e cultivo. O percentual de espigas bem e mal empalhadas, a infestação pelo caruncho do milho e os teores de micotoxinas em cada propriedade foram registrados. O armazenamento do milho em espigas nas propriedades familiares é realizado através de paióis de alvenaria e de madeira, sem elevação em relação ao solo, e com uso limitado de controle de insetos-pragas durante o armazenamento. A infestação variou de 7 a 36%, sendo os maiores percentuais na região Central. Observaram-se teores de micotoxinas abaixo dos limites máximos tolerados, exceto para fumonisina em uma propriedade em Pedro Leopoldo-MG. A prática de separação das espigas de acordo com o empalhamento mostra-se eficiente na redução da infestação de aflatoxinas durante o armazenamento.
Thesagro: Zea Mays
Praga de Produto Armazenado
Fungo
Grão
Armazenamento
Sitophilus Zeamais
Agricultura Familiar
Segurança Alimentar
Data Documento: 2019-01-25
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol179.pdf2,88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace