Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1104313
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Agroindústria de Alimentos - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Data do documento: 2018
Tipo do Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Autoria: MACHADO, A. F. de F.
ANTONIASSI, R.
GUEDES, A. M. M.
WILHELM, A. E.
Informaçães Adicionais: ADELIA FERREIRA DE FARIA MACHADO, CTAA; ROSEMAR ANTONIASSI, CTAA; ANDREA MADALENA MACIEL GUEDES, CTAA; ALLAN EDUARDO WILHELM, CTAA.
Título: Método de Análise de Tocoferóis em Azeite de Oliva por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência em Fase Reversa.
Fonte/Imprenta: Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2018.
Páginas: 6 p.
Série: (Embrapa Agroindústria de Alimentos. Comunicado Técnico, 231).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: HPLC-FLR
RP-HPLC
Azeites brasileiros
Conteúdo: Os tococromanóis são normalmente analisados por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) em fase normal, conforme indicado pelos métodos oficiais. Considerando que a cromatografia em fase reversa (RP) apresenta algumas vantagens em relação à fase normal, neste trabalho um método baseado em RP-HPLC foi adaptado e validado para análise de azeites de oliva brasileiros. Para garantir a seletividade e a sensibilidade do método, foi selecionado o detector de fluorescência. O método apresentou boa linearidade (R2?0,995), com limites de detecção e quantificação de 2,5?0,7 ng e 7,4?2,1 ng de ?-tocoferol, respectivamente. O teor de tocoferóis totais nas amostras de azeite analisadas foi de 146-385 mg/kg, sendo ?-tocoferol o principal componente (78-96 %). A análise de variância desses resultados indicou uma boa repetitividade para o método, já que não houve diferença significativa entre as replicatas de amostra. O método mostrou-se bastante apropriado, simples, rápido e conveniente para a análise de tocoferóis em azeites de oliva.
Thesagro: Tecnologia de Alimento
Vitamina E
Azeite
Ano de Publicação: 2019-01-16
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CTAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT231finalizado.pdf365,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace