Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1103578
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 2018
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: PINTO, J. M.
YURI, J. E.
COSTA, N. D.
CORREIA, R. C.
CALGARO, M.
Informaçães Adicionais: JOSE MARIA PINTO, CPATSA; JONY EISHI YURI, CPATSA; NIVALDO DUARTE COSTA, CPATSA; REBERT COELHO CORREIA, CPATSA; MARCELO CALGARO, CPATSA.
Título: Produção de cebola com irrigação localizada e fertirrigação: resultados do Projeto Lago de Sobradinho.
Fonte/Imprenta: Petrolina: Embrapa Semiárido, 2018.
Páginas: 26 p.
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 285).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Irrigação por superfície
Lago do Sobradinho
Projeto Chesf
Conteúdo: A necessidade de produzir alimentos saudáveis no entorno do Lago de Sobradinho, preservando-se os recursos naturais, solo e água, levou a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) afirmar uma parceria com a Embrapa para a execução de um projeto contemplando, tanto a agricultura irrigada quanto a agricultura de sequeiro, com a fi nalidade de orientar os produtores dos municípios da margem do Lago de Sobradinho a adotar tecnologias específi cas a cada tipo de atividade agropecuária. Um dos objetivos desse projeto foi implantar e recomendar um sistema de produção de cebola (Allium cepa L.) sustentável, com o uso da irrigação localizada por gotejamento. Na região do Lago de Sobradinho, tradicionalmente, o cultivo de cebola é realizado em sulcos de infi ltração, ocasionando graves danos ambientais, afetando as condições edafoclimáticas da região em decorrência do volume de água empregado e pela contaminação das águas do Lago de Sobradinho e do lençol freático por produtos químicos. A cebola, constituída por mais de 90% de água, é considerada uma cultura medianamente exigente em água, necessitando de 350 mm a 650 mm, dependendo do cultivar e/ou sistema de irrigação utilizado. A irrigação, bem manejada, possibilita a obtenção de bulbos de cebola uniformes e de melhor qualidade e, ainda, possibilita mais de um cultivo por ano na mesma área. No Nordeste, o Submédio do Vale São Francisco é uma das regiões que se destacam na produção de cebola. Trabalhos realizados pela Embrapa Semiárido, em parceria com a Chesf, nos municípios baianos de Sobradinho, Casa Nova e Sento Sé, localizados à margem do Lago de Sobradinho, demonstram que a irrigação por gotejamento em fruteiras também pode ser extrapolada em outras culturas. Com a cultura da cebola irrigada por gotejamento, por exemplo, obteve-se rendimento comercial médio em torno de 42,0 t.ha-1 e produtividade máxima da ordem de 56 t.ha-1. Com irrigação por sulco essa produtividade foi apenas de 19,36 t.ha-1. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da substituição do sistema de irrigação por sulco pelo sistema de irrigação por gotejamento com o uso da fertirrigação na produção de cebola.O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da substituição do sistema de irrigação por sulco pelo sistema de irrigação por gotejamento com o uso da fertirrigação na produção de cebola.
Thesagro: Hortaliça de Bulbo
Cebola
Adubação
Fertirrigação
Irrigação
Irrigação por Gotejamento
NAL Thesaurus: Onions
Irrigation management
Fertilizer application
Ano de Publicação: 2019-01-10
ISSN: 1808-9992
Aparece nas coleções:Série Documentos (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SDC285.pdf6,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace