Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1103519
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Agroindústria de Alimentos - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Data do documento: 10-Jan-2019
Tipo do Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Autoria: ANTONIASSI, R.
PACHECO, S.
MACHADO, A. F. de F.
WILHELM, A. E.
GUEDES, A. M. M.
BIZZO, H. R.
GODOY, R. L. de O.
Informaçães Adicionais: ROSEMAR ANTONIASSI, CTAA; SIDNEY PACHECO, CTAA; ADELIA FERREIRA DE FARIA MACHADO, CTAA; ALLAN EDUARDO WILHELM, CTAA; ANDREA MADALENA MACIEL GUEDES, CTAA; HUMBERTO RIBEIRO BIZZO, CTAA; RONOEL LUIZ DE OLIVEIRA GODOY, CTAA.
Título: Análise Simultânea de Carotenos e Tococromanóis por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência.
Fonte/Imprenta: Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2018. (Embrapa Agroindústria de Alimentos. Comunicado Técnico, 235).
Páginas: 7 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Detector de fluorescência
Detector de arranjo de diodos
Óleos
Frutos oleaginosos
Conteúdo: Neste Comunicado Técnico serão apresentadas instruções e condições para realização da análise simultânea de carotenóides e tococromanóis em óleos e frutos oleaginosos utilizando-se a cromatografia líquida de alta eficiência com detectores de arranjo de diodos e fluorescência em série. Os carotenóides são substâncias bioativas, com efeitos benéficos à saúde, e alguns deles apresentam atividade de pro-vitamina A. Outra classe de compostos bioativos são os tocoferóis e tocotrienóis, chamados de tococromanóis. De uma maneira geral, estes compostos são encontrados em maior quantidade em óleos e em fontes oleaginosas, como sementes e frutos. Tem sido muito estudados pela atividade antioxidante e como vitamina E, sendo que os tocotrienóis chamam a atenção pela atividade anti-inflamatória e possível prevenção de doenças cardiovasculares, como câncer, diabetes e neuro degenerativas. O valor nutricional destes compostos justifica sua identificação e quantificação nas fontes comestíveis, considerando tanto os carotenóides como os tococromanóis exibem diferentes atividades vitamínicas e atividades biológicas. As condições de extração, separação, identificação e quantificação destes compostos será apresentada para auxiliar outros grupos de pesquisa na determinação dests compostos. Para as fontes vegetais ricas em carotenóides e tococromanóis como os frutos e óleos de palma, de híbridos de palma, de caiaué (Elaeis oleífera), fruto e óleo de buriti, semente de urucum, entre outras fontes, a análise simultânea é uma ferramenta útil, de menor custo, simples e rápida.
Ano de Publicação: 2018
ISSN: 0103 5231
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CTAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT235.pdf347,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace