Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1102352
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Gado de Corte - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 21-Dez-2018
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: VOLPI, D.
ALVES, F. V.
SARAIVA, E. F.
VIGAS, V. P.
ARGUELHO, A. da S.
ZOPOLLATTO, M.
ALMEIDA, R. G. de
Informaçães Adicionais: Denise Volpi, Pós-Graduação em Zootecnia - PPGZ/Universidade Federal do Paraná - UFPR; FABIANA VILLA ALVES, CNPGC; Erlandson Ferreira Saraiva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS; Valdemiro Piedade Vigas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS; Alan da Silva Arguelho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS; Maity Zopollatto, Universidade Federal do Paraná - UFPR; ROBERTO GIOLO DE ALMEIDA, CNPGC.
Título: Validação da bioacústica como alternativa à avaliação visual para monitoramento do comportamento ingestivo de bovinos em pastagens.
Fonte/Imprenta: Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2018
Páginas: 32 p.
Série: (Embrapa Gado de Corte. Boletim de Pesquisa e desenvolvimento, 40).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Acústica
Pecuária de precisão
Som
Feeding
Well-being
Precision livestock
Conteúdo: A observação visual do comportamento ingestivo em ruminantes, principalmente naqueles mantidos em pastagens, apesar de comumente utilizada com diferentes finalidades de estudo, é trabalhosa, pouca precisa e empenha grande quantidade de mão-de-obra. Com o avanço da tecnologia em geral, outras metodologias, que fazem uso de sensores mecânicos, ópticos e sonoros, mostram grande potencial de uso em ruminantes. A bioacústica, em particular, adequa-se em experimentos que necessitam tanto de macro quanto de microatividades, otimizando mão-de-obra e com custo relativamente baixo em comparação à outras metodologias automatizadas. Entretanto, por ser um campo de estudo recente na produção animal, as operações de captura e análise dos sons ainda precisam ser refinadas. Dado o exposto, objetivou-se avaliar a acurácia do método acústico, em relação ao método visual, para a quantificação de macroeventos do comportamento ingestivo de bovinos a pasto. Para isso, foram realizados testes-piloto visando superar questões importantes para a utilização da mesma em animais em capo, como a identificação do melhor local para fixação do microfone e o modo de gravação de maior qualidade, entre outros. Alcançadas as configurações ideais, realizou-se observação visual individual instantânea das atividades comportamentais (pastejo, ruminação e outras atividades) de doze fêmeas Nelore em intervalos de dez minutos, por dois dias consecutivos. Após análise estatística, verificou-se que não há diferença estatística entre os métodos visual e acústico para determinação das atividades de pastejo, ruminação e outras atividades. Assim, a bioacústica pode ser utilizada para identificar as atividades de comportamento ingestivo de bovinos a pasto com precisão semelhante ao método visual, com ganhos adicionais em relação ao método de observação visual.
Thesagro: Comportamento Animal
Gado Nelore
Nutrição Animal
Pastejo
Pecuária
Ruminante
Alimentação
Bem-Estar
NAL Thesaurus: Acoustics
Animal well-being
Grazing
Ruminants
Sounds
Ano de Publicação: 2018
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Validacaodabioacusticacomoalternativaaavaliacao.pdf3,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace