Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1102352
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVOLPI, D.
dc.contributor.authorALVES, F. V.
dc.contributor.authorSARAIVA, E. F.
dc.contributor.authorVIGAS, V. P.
dc.contributor.authorARGUELHO, A. da S.
dc.contributor.authorZOPOLLATTO, M.
dc.contributor.authorALMEIDA, R. G. de
dc.date.accessioned2018-12-21T23:14:43Z-
dc.date.available2018-12-21T23:14:43Z-
dc.date.created2018-12-21
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationCampo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2018
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1102352-
dc.descriptionA observação visual do comportamento ingestivo em ruminantes, principalmente naqueles mantidos em pastagens, apesar de comumente utilizada com diferentes finalidades de estudo, é trabalhosa, pouca precisa e empenha grande quantidade de mão-de-obra. Com o avanço da tecnologia em geral, outras metodologias, que fazem uso de sensores mecânicos, ópticos e sonoros, mostram grande potencial de uso em ruminantes. A bioacústica, em particular, adequa-se em experimentos que necessitam tanto de macro quanto de microatividades, otimizando mão-de-obra e com custo relativamente baixo em comparação à outras metodologias automatizadas. Entretanto, por ser um campo de estudo recente na produção animal, as operações de captura e análise dos sons ainda precisam ser refinadas. Dado o exposto, objetivou-se avaliar a acurácia do método acústico, em relação ao método visual, para a quantificação de macroeventos do comportamento ingestivo de bovinos a pasto. Para isso, foram realizados testes-piloto visando superar questões importantes para a utilização da mesma em animais em capo, como a identificação do melhor local para fixação do microfone e o modo de gravação de maior qualidade, entre outros. Alcançadas as configurações ideais, realizou-se observação visual individual instantânea das atividades comportamentais (pastejo, ruminação e outras atividades) de doze fêmeas Nelore em intervalos de dez minutos, por dois dias consecutivos. Após análise estatística, verificou-se que não há diferença estatística entre os métodos visual e acústico para determinação das atividades de pastejo, ruminação e outras atividades. Assim, a bioacústica pode ser utilizada para identificar as atividades de comportamento ingestivo de bovinos a pasto com precisão semelhante ao método visual, com ganhos adicionais em relação ao método de observação visual.
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Gado de Corte. Boletim de Pesquisa e desenvolvimento, 40).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAcústica
dc.subjectPecuária de precisão
dc.subjectSom
dc.subjectFeeding
dc.subjectWell-being
dc.subjectPrecision livestock
dc.titleValidação da bioacústica como alternativa à avaliação visual para monitoramento do comportamento ingestivo de bovinos em pastagens.
dc.typeFolhetos
dc.date.updated2019-03-19T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroComportamento Animal
dc.subject.thesagroGado Nelore
dc.subject.thesagroNutrição Animal
dc.subject.thesagroPastejo
dc.subject.thesagroPecuária
dc.subject.thesagroRuminante
dc.subject.thesagroAlimentação
dc.subject.thesagroBem-Estar
dc.subject.nalthesaurusAcoustics
dc.subject.nalthesaurusAnimal well-being
dc.subject.nalthesaurusGrazing
dc.subject.nalthesaurusRuminants
dc.subject.nalthesaurusSounds
dc.format.extent232 p.
riaa.ainfo.id1102352
riaa.ainfo.lastupdate2019-03-19 -03:00:00
dc.contributor.institutionDenise Volpi, Pós-Graduação em Zootecnia - PPGZ/Universidade Federal do Paraná - UFPR; FABIANA VILLA ALVES, CNPGC; Erlandson Ferreira Saraiva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS; Valdemiro Piedade Vigas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS; Alan da Silva Arguelho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS; Maity Zopollatto, Universidade Federal do Paraná - UFPR; ROBERTO GIOLO DE ALMEIDA, CNPGC.
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Validacaodabioacusticacomoalternativaaavaliacao.pdf3,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace