Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1102310
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Gado de Leite - Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E)
Data do documento: 20-Dez-2018
Tipo do Material: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E)
Autoria: CARVALHO, G. R.
ROCHA, D. T. da
LEITE, J. L. B.
STOCK, L. A.
HOTT, M. C.
ANDRADE, R. G.
NARDY, V.
Informaçães Adicionais: GLAUCO RODRIGUES CARVALHO, CNPGL; DENIS TEIXEIRA DA ROCHA, CNPGL; JOSE LUIZ BELLINI LEITE, CNPGL; LORILDO ALDO STOCK, CNPGL; MARCOS CICARINI HOTT, CNPGL; RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPGL; Vinicius Nardy, UFJF.
Título: Nota de Conjuntura: Leite e Derivados - Dezembro de 2018.
Fonte/Imprenta: Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 18 dez. 2018.
Páginas: 1 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Captação de leite
Concentrado
Mercado brasileiro
Conteúdo: O ano de 2018 foi bastante desafiador para o mundo do leite em diversos aspectos. Um evento que impactou o setor foi a greve dos caminhoneiros, que somada a menor oferta de leite na entressafra, resultou em valorização do preço do leite na cadeia produtiva. Já o custo de produção de leite registrou comportamento atípico em 2018 com os preços de milho e soja subindo em plena safra. Em termos de rentabilidade, o início do ano foi muito ruim, com preços baixos e custos de produção em alta. Já o segundo semestre registrou forte aumento do preço do leite ao produtor, mas o custo de produção ainda em alta. Nesse cenário, a rentabilidade média do produtor em 2018 piorou em 1,4% na comparação com 2017. Na balança comercial, as importações brasileiras de lácteos que vinham baixas apresentaram forte crescimento em outubro e novembro, resultando em um déficit acumulado nos 11 meses de 2018 de 1 bilhão de litros de leite e cerca de 400 milhões de dólares. Por todas essas adversidades, devemos fechar 2018 com uma produção de leite estagnada e um consumo muito baixo.
Ano de Publicação: 2018
Aparece nas coleções:Folder / Folheto / Cartilha (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NotaConjunturaDez2018.pdf616,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace