Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1102058
Título: Risco de contaminação do solo e das plantas com metais pesados devido à irrigação com água produzida na extração de petróleo.
Autoria: CRISOSTOMO, L. A.
WEBER, O. B.
MIRANDA, F. R. de
SOUSA, A. F.
ARAGAO, F. A. S. de
Afiliação: LINDBERGUE ARAUJO CRISOSTOMO, CNPAT; OLMAR BALLER WEBER, CNPAT; FABIO RODRIGUES DE MIRANDA, CNPAT; Adervan Fernandes Sousa, EMBRAPA - Agroindústria Tropical (Bolsista); FERNANDO ANTONIO SOUZA DE ARAGAO, CNPAT.
Ano de publicação: 2018
Referência: Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2018.
Páginas: 24 p.
Conteúdo: O reuso da água produzida em campo petrolífero pode ser alternativa para irrigação de culturas não alimentares quando não há riscos de contaminação ambiental. Este trabalho teve por objetivo avaliar o aporte de metais pesados na produção das oleíferas girassol (Helianthus annuusL) e mamona (Ricinus communis L.) e do abacaxizeiro ornamental (Ananas comosus var. erectifolius) irrigados com dois tipos de água produzida: filtrada (APF) e tratada por osmose reversa (APO) em comparação à água do subsolo, captada do aquífero Açu (ACA). As concentrações dos metais Ba, Cd, Co, Cr, Ni, Pb e Zn foram avaliadas no solo e nas plantas antes e após a irrigação por três ciclos de girassol, dois ciclos de mamona e um ciclo do abacaxizeiro. Portanto, recomenda-se o monitoramento de metais em águas residuais de campos de petróleo destinadas à irrigação de culturas agronômicas.
Thesagro: Salinização
NAL Thesaurus: Wastewater
Heavy metals
Série: (Embrapa Agroindústria Tropical. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 183).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD18031.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace