Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1101056
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2018
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: NETTO, D. A. M.
PARRELLA, R. A. da C.
SCHAFFERT, R. E.
MENEZES, C. B. de
OLIVEIRA, A. C. de
TRINDADE, R. dos S.
Additional Information: DEA ALECIA MARTINS NETTO, CNPMS; RAFAEL AUGUSTO DA COSTA PARRELLA, CNPMS; ROBERT EUGENE SCHAFFERT, CNPMS; CICERO BESERRA DE MENEZES, CNPMS; ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA, CNPMS; ROBERTO DOS SANTOS TRINDADE, CNPMS.
Title: Variabilidade genética e aptidão fenotípica em um painel de acessos de sorgo.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2018.
Pages: 33 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 181).
Language: pt_BR
Description: A variabilidade genética encontrada no germoplasma é detectada por meio da caracterização e avaliação preliminar dos genótipos armazenados no Banco Ativo de Germoplasma (BAG). São utilizadas informações de vários descritores da planta, panícula e grãos já determinados internacionalmente. O BAG de sorgo da Embrapa recebeu 213 acessos originalmente vindos do Cirad, e que fazem parte do acervo de germoplasma do programa na área de pré-melhoramento genético de sorgo. O presente trabalho teve por objetivos caracterizar os acessos de germoplasma de sorgo e prospectar caracteres de interesse para múltiplos usos. Os acessos foram plantados em duas épocas, sendo a primeira em dezembro de 2016 (verão), e a segunda em abril de 2017 (inverno). Os dados de caracterização foram tomados para 11 descritores de março a maio e de junho a agosto de 2017, em cada respectivo plantio, analisados e compilados em tabelas e figuras de frequência de acessos. As imagens das panículas foram obtidas em materiais preservados em câmara fria no ano de 2018. Utilizaram-se os critérios de altura e tipo da panícula para a classificação dos acessos quanto à aptidão para produção de grãos e forragem. Foram verificados cinco acessos para produção de grãos, 21 acessos para duplo propósito e 10 acessos para produção de forragem no plantio na época de verão; e 25 acessos para produção de grãos, 42 acessos para duplo propósito e nenhum acesso para produção de forragem na caracterização feita no inverno. A cor marrom na nervura da folha do sorgo foi identificada na época do verão em dois acessos e na época do inverno em cinco acessos, os quais são potenciais objetos de estudo para produção de forragem com alta qualidade.
Thesagro: Genética
Sorghum Bicolor
Melhoramento Genético Vegetal
Germoplasma
Data Documento: 2018-12-10
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol181.pdf2,19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace