Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1101056
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNETTO, D. A. M.
dc.contributor.authorPARRELLA, R. A. da C.
dc.contributor.authorSCHAFFERT, R. E.
dc.contributor.authorMENEZES, C. B. de
dc.contributor.authorOLIVEIRA, A. C. de
dc.contributor.authorTRINDADE, R. dos S.
dc.date.accessioned2019-02-05T23:17:19Z-
dc.date.available2019-02-05T23:17:19Z-
dc.date.created2018-12-10
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationSete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2018.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1101056-
dc.descriptionA variabilidade genética encontrada no germoplasma é detectada por meio da caracterização e avaliação preliminar dos genótipos armazenados no Banco Ativo de Germoplasma (BAG). São utilizadas informações de vários descritores da planta, panícula e grãos já determinados internacionalmente. O BAG de sorgo da Embrapa recebeu 213 acessos originalmente vindos do Cirad, e que fazem parte do acervo de germoplasma do programa na área de pré-melhoramento genético de sorgo. O presente trabalho teve por objetivos caracterizar os acessos de germoplasma de sorgo e prospectar caracteres de interesse para múltiplos usos. Os acessos foram plantados em duas épocas, sendo a primeira em dezembro de 2016 (verão), e a segunda em abril de 2017 (inverno). Os dados de caracterização foram tomados para 11 descritores de março a maio e de junho a agosto de 2017, em cada respectivo plantio, analisados e compilados em tabelas e figuras de frequência de acessos. As imagens das panículas foram obtidas em materiais preservados em câmara fria no ano de 2018. Utilizaram-se os critérios de altura e tipo da panícula para a classificação dos acessos quanto à aptidão para produção de grãos e forragem. Foram verificados cinco acessos para produção de grãos, 21 acessos para duplo propósito e 10 acessos para produção de forragem no plantio na época de verão; e 25 acessos para produção de grãos, 42 acessos para duplo propósito e nenhum acesso para produção de forragem na caracterização feita no inverno. A cor marrom na nervura da folha do sorgo foi identificada na época do verão em dois acessos e na época do inverno em cinco acessos, os quais são potenciais objetos de estudo para produção de forragem com alta qualidade.
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 181).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleVariabilidade genética e aptidão fenotípica em um painel de acessos de sorgo.
dc.typeFolhetos
dc.date.updated2019-02-05T23:17:19Zpt_BR
dc.subject.thesagroGenética
dc.subject.thesagroSorghum Bicolor
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.thesagroGermoplasma
dc.format.extent233 p.
riaa.ainfo.id1101056
riaa.ainfo.lastupdate2019-02-05
dc.contributor.institutionDEA ALECIA MARTINS NETTO, CNPMS; RAFAEL AUGUSTO DA COSTA PARRELLA, CNPMS; ROBERT EUGENE SCHAFFERT, CNPMS; CICERO BESERRA DE MENEZES, CNPMS; ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA, CNPMS; ROBERTO DOS SANTOS TRINDADE, CNPMS.
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol181.pdf2.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace