Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1100233
Título: Relações biométricas e rendimentos de carne e resíduos de camarão-da-amazônia capturados na Foz do Rio Amazonas.
Autoria: LIMA, J. de F.
DUARTE, S. S.
DAMASCENO, L. F.
Afiliação: JO DE FARIAS LIMA, CPAF-AP
STING SILVA DUARTE, UFOPA
LEANDRO FERNANDES DAMASCENO, CPAF-AP.
Ano de publicação: 2018
Referência: Macapá: Embrapa Amapá, 2018.
Páginas: 19 p.
Conteúdo: Macrobrachium amazonicum (camarão-da-amazônia) possui grande importância econômica e social nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, sendo apreciado por todas as classes sociais. O presente estudo avaliou as relações biométricas e de rendimentos de carne e de resíduos de espécimes de M. amazonicum capturados na foz do Rio Amazonas, estado do Amapá. Após higienização e biometria, os camarões foram classificados por comprimento e divididos em dois grupos, um mantido fresco e outro processado por cozimento e salga. O estado nutricional dos camarões foi considerado bom, como mostrado no fator relativo de condição. A relação peso e comprimento mostrou que a massa corporal dos camarões aumentou proporcionalmente ao comprimento. A análise de rendimento indica que há redução do rendimento de carne e aumento da proporção de resíduos à medida que há aumento do tamanho dos camarões analisados. O processo de cozimento e salga promove desidratação dos camarões, causando redução do rendimento de carne, contudo não há diferença no rendimento de exemplares frescos até o comprimento de 110 mm. O rendimento de carne (41,6% a 46,8%) de M. amazonicum foi superior ao de outras espécies do gênero Macrobrachium, indicando que essa espécie é promissora para o beneficiamento comercial. Devido ao grande volume de resíduos produzidos no processamento dessa espécie verifica-se a necessidade de se desenvolver tecnologias para aumentar tal aproveitamento.
Thesagro: Aqüicultura
Crustáceo
Macrobrachium Amazonicum
Biometria
Fator de Produção
Beneficiamento
Série: (Embrapa Amapá. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 103).
ISSN: 1517-4867
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAF-AP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPAFAP2018BPD103Relacoesbiometricascamaraoamazonia.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace