Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1100061
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2018
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: LANDAU, E. C.
MOURA. L.
GUIMARAES, D. P.
HIRSCH, A.
Additional Information: ELENA CHARLOTTE LANDAU, CNPMS; Larissa Moura, Bolsista; DANIEL PEREIRA GUIMARAES, CNPMS; André Hirsch, UFSJ.
Title: Dinâmica espaço-temporal da produção de milho, soja e café no Estado de Minas Gerais entre 1990 e 2016.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2018.
Pages: 79 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 162).
Language: pt_BR
Keywords: Agrodinâmica
Dinâmica espacial
Variação geográfica
Geoprocessamento
SIG
Description: Diante da crescente demanda pela produção de grãos e outros produtos agrícolas para consumo humano, animal e biocombustíveis, a identificação de tendências de variação da produção de culturas agrícolas contribui para o planejamento de estratégias e melhorias regionais em termos de infraestrutura e logística. Foram analisadas tendências de variação temporal de área plantada, produção, produtividade e valor do produto por município das culturas agrícolas de milho, soja e café no Estado de Minas Gerais, a partir de dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o período de 1990 a 2016. No caso do milho, também foram realizadas análises por safra agrícola entre 2003 e 2016. Verificou-se progressiva diminuição da área plantada com milho no Estado. Embora a área plantada na 2ª safra tenha aumentado em torno de 12 vezes, a plantada na 1ª safra tem diminuído quase 1/3. Apesar disso, tem sido observado aumento da produção, relacionado com incrementos em termos de rendimento médio, o que tem sido mais evidente principalmente nas Mesorregiões do Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas. No caso da soja, a área plantada com a cultura e a produção mais do que dobraram entre 1990 e 2016. Os maiores aumentos foram observados nas últimas Mesorregiões citadas, indicando clara tendência dos agricultores de plantio de soja na safra da primavera-verão e de milho no verão-outono (2ª safra). O rendimento médio dos plantios de soja também tem aumentado no período. Quanto ao café, observa-se padrão variável em termos de área destinada para a colheita, produção e rendimento médio, sendo que a maior parte da produção tem se concentrado nas Mesorregiões Sul/Sudoeste de Minas, Zona da Mata e Triângulo Mineiro. De forma geral, para as três culturas e após 1995 foram observados aumentos do valor da produção e do produto maiores do que as perdas inflacionárias medidas pelo IPCA. Os maiores aumentos em relação à inflação foram observados no caso da soja, o que pode estar indicando maior retorno econômico pelo produto, embora estimativas sobre o retorno econômico para os agricultores demandem, adicionalmente, a consideração de dados sobre os custos médios de produção, variáveis entre culturas agrícolas. No entanto, o retorno econômico obtido pelos agricultores com o plantio de cada cultura direcionará em grande parte as decisões deles em relação à destinação de áreas para o plantio de cada cultura em próximas safras, demandando mais ou menos condições estruturais e logísticas para o escoamento ou armazenamento de safras futuras. Informações sobre a dinâmica espaço-temporal da produção agrícola representam subsídios para o direcionamento de políticas públicas e ações sobre logística e infraestrutura de regiões com diferentes tendências de mudança do uso da área agrícola.
Thesagro: Produção
Grão
Produtividade
Rendimento
Sistema de Informação Geográfica
Data Documento: 2018-11-26
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol162.pdf28,99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace