Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1098235
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Agroindústria Tropical - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 25-Out-2018
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: OSTER, A. H.
SILVA, E. de O.
BORDALLO, P. do N.
ZOCOLO, G. J.
SILVEIRA, M. R. S. da
OIRAM FILHO, F.
ARAÚJO, A. A. C. de
Informaçães Adicionais: ANDREIA HANSEN OSTER, CNPAT; EBENEZER DE OLIVEIRA SILVA, CNPAT; PATRICIA DO NASCIMENTO BORDALLO, CNPAT; GUILHERME JULIAO ZOCOLO, CNPAT; MARCIA REGIA SOUZA DA SILVEIRA, CNPAT; Francisco Oiram Filho, Doutorando Engenharia Química, Universidade Federal do Ceará; Antonio Ageu Cardoso de Araújo, Graduando Agronomia, Universidade Federal do Ceará.
Título: Luz ultravioleta pulsada no controle de podridão pós-colheita e na qualidade de melão para exportação.
Fonte/Imprenta: Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2018.
Páginas: 26 p.
Série: (Embrapa Agroindústria Tropical. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 173).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Fusarium pallidoroseum
Luz pulsada
Conteúdo: A segurança no consumo de frutas in natura está associada, principalmente, à redução do risco químico, que resulta da presença de substâncias químicas potencialmente tóxicas em concentrações superiores aos limites máximos permitidos por leis nacionais ou internacionais. Em melões amarelos, os potenciais riscos químicos são provenientes, em parte, dos defensivos agrícolas utilizados no combate às podridões pós-colheita, como a causada pelo Fusarium pallidoroseum (Cooke) Sacc), um fungo quiescente, identificado como um dos principais fungos causadores de uma podridão em melões cultivados no Nordeste brasileiro ? a podridão-por-fusário. Em defesa de seus consumidores, os países desenvolvidos estabeleceram limites rígidos para a quantidade máxima de resíduos químicos, privilegiando os tratamentos físicos, como, por exemplo, a luz ultravioleta pulsada (UVp). O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da luz UVp na redução da podridão-por-fusário e na qualidade pós-colheita dos frutos do meloeiro.
Thesagro: Fusarium
Pós-Colheita
Qualidade
Ano de Publicação: 2018
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD18022.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace