Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1098224
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Agroindústria Tropical - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 25-Out-2018
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: DIONISIO, A. P.
GOES, T. de S.
ABREU, F. A. P. de
VIANA, A. C. S.
GALVÃO, A. M. M. T.
BASTOS, M. do S. R.
BORGES, M. de F.
PONTES, D. F.
Informaçães Adicionais: ANA PAULA DIONISIO, CNPAT; Talita de Sousa Goes, Engenheira de alimentos, mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal do Ceará; FERNANDO ANTONIO PINTO DE ABREU, CNPAT; Ana Carolina Silva Viana, Graduanda em Engenharia de Alimentos, Universidade Federal do Ceará; Andrêssa Maria Medeiros Theóphilo Galvão, Graduanda em Engenharia de Alimentos, Universidade Federal do Ceará; MARIA DO SOCORRO ROCHA BASTOS, CNPAT; MARIA DE FATIMA BORGES, CNPAT; Dorasilvia Ferreira Pontes, Engenheira química, doutora em Tecnologia de Alimentos, professora titular da Universidade Federal do Ceará.
Título: Extrato concentrado de carotenoides obtido da fibra do pedúnculo de caju: estabilidade durante o armazenamento refrigerado (5° C).
Fonte/Imprenta: Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2018.
Páginas: 20 p.
Série: (Embrapa Agroindústria Tropical. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 174).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Fibras
Armazenamento refrigerado
Conteúdo: O extrato concentrado de carotenoides (ECC) é um produto de intensa coloração amarela, obtido a partir das fibras residuais do processamento do pedúnculo do caju. Dentre as suas possíveis aplicações, destaca-se o seu uso como um corante alimentar, podendo vir a ser um substituto de corantes artificiais que são cada vez menos aceitos pelo consumidor. Porém, o conhecimento de sua estabilidade frente ao armazenamento prolongado faz-se necessário, uma vez que os arotenoides ? que são os componentes que conferem cor ao extrato ? são reconhecidamente instáveis, podendo vir a sofrer mudanças em sua estrutura oxidações, polimerizações, etc.), acarretando alterações de sua cor.
Thesagro: Anacardium Occidentale
Armazenamento
NAL Thesaurus: Anacardium
Ano de Publicação: 2018
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD18023.pdf502,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace