Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1098109
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTENÓRIO, R. A
dc.contributor.authorSILVA, E. M. da
dc.contributor.authorCAMPECHE, D. F. B.
dc.date.accessioned2025-07-08T18:49:52Z-
dc.date.available2025-07-08T18:49:52Z-
dc.date.created2018-10-24
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationCadernos do Semiárido: Riquezas & Oportunidades, Recife, v. 12, n. 12, p. 23-33, 2017.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1098109-
dc.descriptionO desenvolvimento de uma atividade de produção sustentável na região semiárida do Brasil impõe o grande desafio da convivência com os longos períodos de estiagem, a baixa umidade relativa do ar, as altas taxas de evaporação dos corpos hídricos e as altas temperaturas, sobretudo quando se pretende obter níveis de produtividade expressivos. O Rio São Francisco, nessa região, representa verdadeiro oásis por sua influência nas áreas próximas de suas margens. Em decorrência do represamento de suas águas para a geração de energia elétrica, os grandes volumes de água concentrados constituem condições favoráveis, também, para a produção de peixes de forma intensiva. As primeiras iniciativas de produção intensiva de peixes no Rio São Francisco com a utilização de estruturas flutuantes, a exemplo de gaiolas e tanques-rede, ocorreram em 1995 em instalações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), em águas do reservatório hidrelétrico Delmiro Gouveia. Posteriormente, a partir de 1997, essa atividade foi consolidada no reservatório hidrelétrico Xingó, na margem baiana, pertencente ao município de Paulo Afonso, por meio de ações públicas desenvolvidas pelo próprio município e pelo Governo do Estado da Bahia, sendo executadas pela Bahia Pesca S. A. e se expandindo para os reservatórios hidrelétricos Moxotó (com margens nos estados de Alagoas, Bahia e Pernambuco) e Itaparica (com margens nos estados da Bahia e Pernambuco), formando hoje um dos maiores polos de piscicultura do Brasil com produção estimada de 50.065 toneladas de tilápias/ano. Isto é, se considerada a produção regional das áreas dos estados de Alagoas, Bahia e Pernambuco incluída nas águas dos reservatórios hidrelétricos do Submédio e Baixo São Francisco (SBSF), e não a produção por Estado da federação, pois cada estado pode apresentar vários polos produtivos de aquicultura. O Polo Federal de Piscicultura do SBSF localiza-se no Sertão, numa das áreas de maior déficit hídrico da região semiárida brasileira, incluída no Polígono das Secas. Compreende os reservatórios hidrelétricos Itaparica, Moxotó e Xingó, fazendo fronteira com os municípios de Delmiro Gouveia, Olho D'água do Casado e Piranhas (em Alagoas), Chorrochó, Glória, Paulo Afonso e Rodelas (na Bahia), Belém do São Francisco, Floresta, Jatobá, Itacuruba e Petrolândia (em Pernambuco). O modelo produtivo do Polo do SBSF (Figura 1) segue o sistema intensivo, com uma das maiores densidades de estocagem do Brasil, isto é, 60 a 180 3 3 quilogramas de tilápias por m de água (kg/m ) e estocados em tanques-rede 3 de tamanhos predominantes de 6 e de 14 m , apresentando ainda um dos menores ciclos de produção que é de 180 dias, para uma despesca com peso médio de 1 Kg a partir da estocagem de juvenis com peso médio de 35 g.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectProdução intensiva
dc.subjectModelo de produção
dc.subjectTanque rede
dc.subjectCHESF
dc.subjectSubmédio São Francisco
dc.subjectBaixo São Francisco
dc.titleO polo de piscicultura do Submédio e Baixo São Francisco - SBSF.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroPiscicultura
dc.subject.thesagroPeixe
dc.subject.thesagroPeixe de Água Doce
dc.subject.thesagroProdução
dc.subject.thesagroTilápia
dc.subject.thesagroAquicultura
dc.subject.nalthesaurusAgropisciculture
dc.subject.nalthesaurusFish culture
dc.subject.nalthesaurusFish development
dc.subject.nalthesaurusFish farms
riaa.ainfo.id1098109
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-08
dc.contributor.institutionRuy Albuquerque Tenório, ENGENHEIRO AGRONOMO; Eunice Maria da Silva, PEDAGOGA - PAULO AFONSO - BA; DANIELA FERRAZ BACCONI CAMPECHE, CPATSA.
Appears in Collections:Artigo de divulgação na mídia (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O-polo-de-piscicultura-do-Submedio-e-Baixo-Sao-Francisco.pdf42.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace