Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1097164
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrobiologia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2018
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: LIMA, J. T.
LEAL, M. A. de A.
BATISTA, C. H.
MENEZES, R. de S.
PACHECP. D. D.
Additional Information: JONAS TORRES LIMA, INSTITUTO FEDERAL NORTE DE MINAS GERAIS; MARCO ANTONIO DE ALMEIDA LEAL, CNPAB; CARLOS HENRIQUE BATISTA, IFNMG; RAFAELA DE SOUZA MENEZES, UFRRJ; DILERMANDO DOURADO PACHECO, IFNMG.
Title: Resposta agronômica de alface e beterraba à adubação com composto de bagaço de cana.
Publisher: Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2018.
Pages: 20 p.
Series/Report no.: (Embrapa Agrobiologia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 101).
Language: pt_BR
Description: A produção de hortaliças em sistemas de base ecológica tem aumentado a demanda por adubos orgânicos, e a compostagem de resíduos localmente disponíveis é uma alternativa para obtenção de adubos orgânicos de baixo custo e de boa qualidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade e características agronômicas de alface e de beterraba cultivadas em sistema orgânico e adubadas com composto orgânico produzido a partir de bagaço de cana. O composto orgânico foi obtido com 75% de bagaço prensado e 25% de bagaço triturado, misturado com torta de mamona em proporção calculada para obtenção de relação C:N inicial igual a 30, sendo incubado durante 120 dias. O composto orgânico foi utilizado como adubo de plantio, com e sem adubação de cobertura com torta de mamona, em comparação com um tratamento testemunha, sem qualquer adubação, e com um tratamento com esterco bovino + adubação de cobertura com torta de mamona. Observou-se que a alface e a beterraba responderam positivamente à adubação de plantio realizada com o composto orgânico, independente da realização de adubações de cobertura com torta de mamona. O composto orgânico formulado com a mistura de bagaço de cana com torta de mamona pode substituir o esterco bovino na adubação de plantio das hortaliças alface e beterraba, cultivadas em sistemas orgânicos.
Thesagro: Alface
Adubo Orgânico
Hortaliça
Produtividade
Year: 2018-10-10
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPAB)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BOP101Adubacaoalfacebeterrabacomcomposto.pdf652,86 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace