Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1097100
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2018
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: LANDAU, E. C.
MOURA, L.
HIRSCH, A.
GUIMARAES, D. P.
Additional Information: ELENA CHARLOTTE LANDAU, CNPMS; Larissa Moura, Bolsista; André Hirsch, Universidade Federal de São João del Rei; DANIEL PEREIRA GUIMARAES, CNPMS.
Title: Agrodinâmica da produção municipal das culturas de sorgo granífero, algodão e trigo no Estado de Minas Gerais de 1990 a 2016.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2018.
Pages: 56 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 167).
Language: pt_BR
Keywords: Variação geográfica
Description: Em função da demanda crescente pela produção de grãos e outros produtos agrícolas para consumo humano, animal e biocombustíveis, a identificação de tendências de variação do uso e pela produção de culturas agrícolas é importante para o planejamento estratégico regional ou estadual. Foram analisadas tendências de variação temporal de área plantada, produção, produtividade e valor do produto por município das culturas agrícolas de sorgo granífero, trigo e algodão herbáceo no Estado de Minas Gerais, a partir de dados anuais disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o período entre 1990 e 2016. No caso do sorgo granífero, verificou-se tendência crescente de aumento das áreas plantadas, do rendimento médio, da produção, do valor da saca e do valor da produção. Quanto ao algodão herbáceo, foi observada tendência progressiva de redução das áreas plantadas nas regiões de concentração dos plantios no Estado, além de grande variação interanual de produção e do valor da produção, apesar do aumento do rendimento médio e do valor da saca. A cultura de trigo apresentou forte aumento da área plantada, principalmente a partir de 2012, além de aumentos em termos de rendimento médio, produção, valor do produto e consequente valor da produção estadual. A maior parte da produção das três culturas apresentou concentração nas Mesorregiões Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, e Noroeste de Minas. Informações sobre a dinâmica espaço-temporal da produção agrícola representam subsídios para o direcionamento futuro de investimentos, políticas públicas e ações sobre logística e infraestrutura de regiões com diferentes tendências de mudança do uso da área agrícola.
Thesagro: Produtividade
Plantio
Rendimento
Sistema de Informação Geográfica
Data Documento: 2018-10-09
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol167.pdf14,75 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace