Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1096659
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Agroindústria Tropical - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 1-Out-2018
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: SILVA, L. C. da
NASCIMENTO, M. A. do
MENDES, L. G.
BARROS, T. L. C. T.
FURTADO, R. F.
COSTA, J. M. C. da
MUNIZ, C. R.
CARDOSO, A. L. H.
Informaçães Adicionais: Luana Carvalho da Silva, Química, mestre em Recursos Naturais; Marília Alves do Nascimento, Bióloga, mestre em Recursos Naturais; Luana Guabiraba Mendes, Engenheira de alimentos, doutoranda do Renorbio; Tiago Linhares Cruz Tabosa Barroso, Graduando em Engenharia de alimentos da Universidade Federal do Cear; ROSELAYNE FERRO FURTADO, CNPAT; José Maria Correia da Costa, Engenheiro químico, professor da Universidade Federal do Cear; CELLI RODRIGUES MUNIZ, CNPAT; André Luiz Herzog Cardoso, Químico, professor da Universidade Estadual do Ceará.
Título: Microencapsulamento de óleo de pequi revestido com goma de cajueiro e quitosana por coacervação complexa seguida de secagem por spray drying ou liofilização.
Fonte/Imprenta: Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2018.
Páginas: 23 p.
Série: (Embrapa Agroindústria Tropical. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 168).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Goma de cajueiro
Quitosana
Conteúdo: As micropartículas de óleo de pequi obtidas por coacervação complexa podem ser desidratadas, estendendo seu tempo de estocagem e favorecendo a comercialização. Este trabalho teve o objetivo de avaliar o microencapsulamento do óleo de pequi revestido de goma de cajueiro/quitosana (GC/QT) ou goma arábica/quitosana (GA/QT), por coacervação complexa e submetidas à secagem por liofilização ou spray drying. Os processos realizados com GC/QT apresentaram rendimentos aproximados aos realizados com GA/QT e melhor eficiência de encapsulamento, embora tenham resultado em partículas com menor solubilidade. Conclui-se que GC/QT foi adequada para a obtenção de micropartículas de óleo de pequi por coacervação complexa e secas por spray drying ou liofilização, tendo como comparativo a GA/QT, indicando que a goma do cajueiro pode ser uma alternativa ao uso da goma arábica. Liofilização foi a técnica mais adequada para a secagem de micropartículas obtidas por coacervação complexa.
Thesagro: Óleo Vegetal
NAL Thesaurus: Caryocar coriaceum
Ano de Publicação: 2018
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Boletimdepesquisa168.pdf3,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace