Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1096099
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2018
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: LANDAU, E. C.
SILVA, G. A. da
MOURA, L.
HIRSCH, A.
GUIMARAES, D. P.
Additional Information: ELENA CHARLOTTE LANDAU, CNPMS; Gilma Alves da Silva, Estagiária; Larissa Moura, Bolsista; André Hirsch, Universidade Federal de São João del-Rei; DANIEL PEREIRA GUIMARAES, CNPMS.
Title: Dinâmica espaço-temporal da produção de animais da cadeia produtiva do milho no Estado de Minas Gerais entre 1990 e 2016: galináceos e codornas.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2018.
Pages: 37 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 163).
Language: pt_BR
Keywords: Variação geográfica
Geoprocessamento
Description: A alimentação de galinhas e codornas consome grande parte do milho produzido no Estado de Minas Gerais. Identificar tendências de variação da produção desses animais favorece a criação de estimativas sobre a demanda interna de produção de milho. É possível prever cenários futuros a partir da variação espaço-temporal de aspectos relacionados com as criações no Estado nas últimas décadas, com o intuito de auxiliar na definição de estratégias de gestão territorial, políticas públicas, e programas e projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável. Foram analisadas tendências de variação temporal da densidade total de galináceos, galinhas e codornas, produção e valor da produção de ovos de galinhas e codornas, a partir de dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o período de 1990 a 2016. As Mesorregiões Oeste de Minas e Metropolitana de Belo Horizonte foram as que mais se destacaram quanto à densidade de galináceos; e as Mesorregiões Sul/Sudeste de Minas, Campo das Vertentes e Oeste de Minas em relação à densidade de galinhas e codornas. A produção de ovos de galinha mais do que duplicou no Estado no período, destacando-se as Mesorregiões Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Sul/Sudoeste de Minas e Norte de Minas. A de ovos de codorna aumentou cerca de 43 vezes entre 1990 e 2016 nas Mesorregiões com maiores densidades desses animais. Em relação à produtividade média de ovos por galinha, as Mesorregiões Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Jequitinhonha têm se destacado sobre as demais. Já em relação aos ovos de codorna, a produtividade média apresentou grandes variações no período analisado, sendo a Mesorregião Oeste de Minas o maior destaque nos últimos anos. De maneira geral, o valor da produção de ovos no Estado, tanto de galinhas quanto de codornas, tem sido crescente desde 1990, superando as perdas inflacionárias. A disponibilidade e o preço do milho nas regiões de maior concentração de animais, e incentivos econômicos para a galinicultura e coturnicultura, contribuirão para mudanças na concentração de criações de animais da cadeia produtiva do milho.
Thesagro: Zea Mays
Produção
Sistema de Informação Geográfica
Data Documento: 2018-09-20
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol163.pdf9,35 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace