Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1095302
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2018
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: BRANCO, T. L.
FIDALGO, E. C. C.
FRANCISCO, C. N.
DART, R. de O.
PRADO, R. B.
Additional Information: TEULE LEMOS BRANCO; ELAINE CRISTINA CARDOSO FIDALGO, CNPS; CRISTIANE NUNES FRANCISCO, UFF; RICARDO DE OLIVEIRA DART, CNPS; RACHEL BARDY PRADO, CNPS.
Title: Análise orientada a objetos para a classificação do uso e cobertura da terra do assentamento São José da Boa Morte, RJ.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2018.
Pages: 36 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 265).
Language: pt_BR
Keywords: Processamento digital de imagens
Imagens orbitais de alta resolução
Description: O uso de técnicas de sensoriamento remoto para a classificação do uso e cobertura das terras tem crescido e acompanhado o avanço tecnológico nessa área, devido à oferta de sensores de alta resolução espacial e métodos para a classificação digital das imagens. Nesse contexto, a análise de imagem orientada a objetos geográficos (GEOBIA) possibilita explorar atributos da imagem como forma e textura, ao mudar o elemento de classificação, que passa do pixel para uma região homogênea de pixels, aumentando a precisão da classificação. O objetivo deste trabalho foi aplicar a GEOBIA em uma imagem de alta resolução espacial para classificar o uso e cobertura da terra em uma área de Mata Atlântica, o Assentamento Rural São José da Boa Morte, RJ. A segmentação e a classificação da imagem foram aplicadas às quatro bandas multiespectrais do satélite World-View II e aos seus principais componentes. O método aplicado permitiu identificar os atributos que mais contribuíram para a classificação, sendo eles: as médias dos PC 2, 3 e 4; o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada; e a Matriz de Co-ocorrência de Níveis de Cinza. As áreas não classificadas totalizaram 20%, mostrando a necessidade de prever novos procedimentos para seu melhor desempenho.
Thesagro: Sensoriamento Remoto
NAL Thesaurus: Remote sensing
Data Documento: 2018-09-10
ISSN: 1678-0892
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPSBPD2652018.pdf3,17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace