Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1093159
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2016
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: DIAS, J. A.
SOUZA, M. G. de
GREGO, C. R.
MENDES, A. M.
Additional Information: JULIANA ALVES DIAS, CPAF-Rondonia; Mariana Garcia de Souza, Mestranda, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, UNIR; CELIA REGINA GREGO, CNPTIA; ANGELO MANSUR MENDES, CNPM.
Title: Impacto da iniciativa de pagamento por qualidade do leite sobre indicadores higiênico-sanitários de tanques de resfriamento de leite.
Publisher: Porto Velho: Embrapa Rondônia, 2016.
Pages: 33 p.
Series/Report no.: (Embrapa Rondônia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 78).
Language: pt_BR
Keywords: Qualidade do leite
Higiene alimentar
Description: Foi avaliada a iniciativa de pagamento por qualidade do leite em laticínio de médio porte do Estado d e Rondônia e seu impacto sobre os indicadores higiênico-sanitários do leite. Para isso, foram avaliados os resultados de Contagem Bacteriana Total (CTB) e Contagem de Células Somáticas (CCS) de tanques de resfriamento vinculados ao laticínio. Foram selecionados os tanques de resfriamento com três análises consecutivas de CCS e CTB no período chuvoso de 2015 e 2016, totalizando 51 tanques. O sistema de pagamento por qualidade do leite teve início em julho de 2015 e os critérios de bonificação são baseados nos teores de gordura, Contagem de Células Somáticas (CCS) e Contagem Total Bacteriana (CTB) de amostras de leite de tanques de resfriamento. O sistema considera os resultados das análises de leite de tanque realizadas mensalmente em Laboratório de Qualidade do Leite credenciado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para cumprir as exigências da IN 62 no estado. Comparando a média geométrica de CTB no período chuvoso de 2015 e 2016, observou-se redução significativa após a introdução do sistema de pagamento no laticínio. A frequência de tanques de resfriamento adequados ao limite de 100.000 UFC/mL foi 7,8% (4/51) em 2015 para 62,7% (32/51) em 2016, considerando os mesmos tanques e período do ano. Quanto a CCS, não foram observadas diferenças entre as médias do período de chuvoso dos anos de 2015 e 2016. A análise espacial permitiu a identificação de áreas com altas e baixas CTB, demonstrando que variáveis relacionadas a logística de resfriamento como distância entre propriedade e tanque, tempo de resfriamento e presença de intermediários/carreteiros podem estar relacionados à baixa qualidade microbiológica do leite.
Thesagro: Produção Leiteira
Sanidade Animal
NAL Thesaurus: Milk quality
Data Documento: 2018-07-10
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiasetalPagamentoporqualidade.pdf7,69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace