Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1092012
Título: Boas práticas de manejo para sistemas de aquaponia.
Autor: QUEIROZ, J. F. de
FREATO, T. A.
LUIZ, A. J. B.
ISHIKAWA, M. M.
FRIGHETTO, R. T. S.
Afiliación: JULIO FERRAZ DE QUEIROZ, CNPMA; TIAGO ARCHANGELO FREATO, Symbiotec - Aquicultura e Sistemas Integrados de Produção, Piracicaba/SP; ALFREDO JOSE BARRETO LUIZ, CNPMA; MARCIA MAYUMI ISHIKAWA, CNPMA; ROSA TOYOKO SHIRAISHI FRIGHETTO, CNPMA.
Año: 2017
Referencia: Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2017
Páginas: 29p.
Descripción: O maior desafio na fase atual de desenvolvimento da aquaponia no Brasil é assegurar que essa atividade venha contribuir diretamente para a produção intensiva de alimentos em áreas rurais e peri-urbanas (ganhos de produção e produtividade), para o desenvolvimento e validação de sistemas fechados e integrados, garantindo o uso múltiplo e racional dos recursos hídricos, a maximização no aproveitamento dos nutrientes e a consequente redução na geração de efluentes (ganhos ambientais), além de proporcionar mais oportunidades de emprego e renda (ganhos sociais e econômicos). Diante disso, o objetivo deste documento é indicar um conjunto de Boas Práticas de Manejo (BPM) para aprimorar o monitoramento da qualidade da água e da avaliação do desempenho produtivo dos sistemas de aquaponia em uso no país, bem como em outros modelos (ou sistemas) aplicáveis a nossa realidade. Vale destacar, que não se trata de comparar diferentes sistemas de aquaponia, já que essa questão é bastante discutida em vários trabalhos que comprovam as vantagens e desvantagens de cada um (FAO, 2016; PATTILLO, 2017). O propósito é justamente indicar um conjunto de BPM para melhoria da qualidade da água e prevenção de doenças de peixes e plantas em sistemas de aquaponia.
Thesagro: Qualidade da Água
NAL Thesaurus: Aquaponics
Palabras clave: Aquaponia
Filtragem
Citación: (Embrapa Meio Ambiente. Documentos, 113).
ISSN: 1516-4691
Tipo de Material: Folhetos
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Série Documentos (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2018DC01.pdf3.87 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace